Banca de DEFESA: KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA

DISCENTE : KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA
DATA : 11/03/2022
LOCAL: Webconferência

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FÍSICA DE MATERIAIS SEMICONDUTORES

Diodo, Transistor, Circuitos, Eletrodinâmica, Estado sólido.

O domínio da física do estado sólido permitiu o desenvolvimento dos principais campos da pesquisa aplicada levando ao surgimento de componentes eletrônicos cada vez mais eficientes e sofisticados. Neste contexto, os materiais semicondutores representam uma das maiores revoluções tecnológicas do último século, impactando a sociedade, massificando as tecnologias de automação, controle, informação e comunicação, hoje indispensáveis ao ser humano. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo desenvolver a física dos materiais semicondutores por meio da construção de cinco circuitos eletrônicos práticos, permitindo ao estudante relacionar as diversas propriedades físicas destes materiais com suas aplicações, levando-o a perceber seu impacto tecnológico e as principais diferenças entre componentes ativos e passivos. São apresentados o diodo clássico e o transistor, ambos analisados do ponto de vista eletrodinâmico com ênfase na teoria de bandas eletrônicas. Para tal finalidade, foi elaborada uma sequência didática composta de seis aulas baseadas em atividades experimentais de modo que a teoria desenvolvida está constantemente ligada ao fazer experimental, fortalecendo o dialogismo por meio do sociointeracionismo vygotskiano, rompendo com a prática meramente expositiva. Nas duas últimas aulas é proposta a construção de um circuito medidor de nível de água com o objetivo estratégico de integralizar os conceitos desenvolvidos nas aulas anteriores, levando o estudante a compreender sua própria trajetória de aprendizado. Durante a aplicação da sequência didática foram fornecidos kits com materiais para os estudantes inicialmente divididos em quatro grupos contendo ferramentas manuais simples, resistores, capacitores, leds, diodos e transistores. Durante as aulas os estudantes foram avaliados por meio da interpretação funcional dos circuitos propostos permitindo verificar o desenvolvimento de habilidades e competências próprias deste campo de estudo. Para a análise da aplicação do produto educacional foram aplicados um questionário sociopedagógico, com objetivo de caracterizar o público alvo do trabalho, uma avaliação de conhecimentos prévios, com o objetivo de analisar os subsunçores básicos dos estudantes para o estudo do tema, considerando a teoria da retenção significativa do conhecimento proposta por David Ausubel, o estudo do desempenho dos estudantes durante as atividades experimentais e uma avaliação de conhecimentos adquiridos, cujo objetivo é verificar o aprendizado dos estudantes e a viabilidade pedagógica do produto educacional. Ao final deste trabalho é demonstrado que o método de transposição didática baseado na construção e análise de circuitos eletrônicos torna possível o ensino da física dos materiais semicondutores no Ensino Médio levando ao aprendizado substantivo deste tema.

Presidente - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Interno - 2657132 - WANDEARLEY DA SILVA DIAS
Externo à Instituição - TIAGO GONÇALVES SANTOS - UFAM
Notícia cadastrada em: 24/02/2022 17:58