CRIAÇÃO, GESTÃO E VALORAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA AÇÚCAR CRISTAL CAETÉ.
A marca como uma linguagem gráfica de produto ou serviço é um ativo intangível valioso ao agregar qualidade, compromisso e fidelidade ao produto final. O objetivo geral deste estudo de caso é valorar a marca Açúcar Cristal Caeté e apresentar uma proposta de roadmap de gestão de ativos intangíveis para o setor sucroenergético do estado de Alagoas a partir da análise do processo de gestão de marca da Usina Caeté S.A. Almeja-se, especificamente, evidenciar marcas como capital monetário das agroindústrias de Alagoas, realizar uma análise contábil dos ativos intangíveis, evidenciar aspectos da gestão de ativos intangíveis, valorar a marca Açúcar Cristal Caeté e apresentar um mapeamento das marcas de açúcar cristal de destaque no setor sucroenergético brasileiro. A metodologia de pesquisa escolhida para responder à questão problema, foi uma pesquisa bibliográfica e documental, que por meio da análise de boletins técnicos e aplicação de índices nas demonstrações financeiras coletadas possibilitou o resultado deste estudo. Ademais este estudo adaptou um método de valoração de ativos intangíveis com a finalidade de evidenciar o valor de mercado da marca em análise e apresentou um roadmap para gestão de marcas. A partir dos dados analisados, foi verificado que, as usinas do estado de Alagoas não possuem gestão de marcas, visto a subvaloração deste ativo intangível nas demonstrações financeiras. Ademais, a produção de açúcar e álcool durante décadas foi direcionada para o mercado externo devido à antiga legislação tributária alagoana, impulsionada ainda, pelos incentivos federais na comercialização de produtos sob forma de commodity. A partir da nova regulamentação do ICMS do estado de Alagoas o mercado interno se torna mais atrativo e competitivo nas estratégias de vendas para o setor sucroenergético. Para tanto, a marca Açúcar Cristal Caeté necessita de reposicionamento e valoração diante deste mercado emergente e competitivo.
Ativos Intangíveis. Marca. Setor Sucroenergético