Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA CARLA CAVALCANTI MARQUES



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JULIANA CARLA CAVALCANTI MARQUES
DATA: 28/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: UNIDADE EDUCACIONAL VIÇOSA
TÍTULO:

Associação entre atividade da Na+,K+-ATPase em espermatozoides bovinos criopreservados e fertilidade de touros de corte.


RESUMO:

Objetivou-se determinar a associação entre a atividade da Na+,K+-ATPase de espermatozoides descongelados de touros de corte e a fertilidade obtida após inseminação artificial em tempo fixo. Foram utilizadas três diferentes partidas de amostras comerciais de touros da raça Angus, previamente classificados como de fertilidade superior (FS, n = 4) e normal (FN, n = 4). Realizou-se a avaliação da cinemática espermática das amostras descongeladas (37 °C, 30 s) com auxílio do sistema CASA, imediatamente após a descongelação (0h) e após 2h de incubação (37 °C). Além disso, duas palhetas/partida/touro foram descongeladas e a atividade da Na+,K+-ATPase foi determinada a partir da mensuração da liberação de fosfato inorgânico (iP) nas amostras tratadas ou não com inibidor específico (ouabaína, 4×10-4 M), sendo a atividade normalizada em função da proteína total de cada amostra.As diferenças cinemáticas entre touros classificados como FS e FN dentro do mesmo período e entre os dois períodos de incubação para os touros com a mesma classificação (FS ou FN) foram comparadas utilizando análise de variância, seguida pelo teste de Tukey, enquanto a atividade enzimática foi comparada com auxílio do teste de Mann-Whitney. Não houve diferença (P > 0,05) nos parâmetros cinemáticos entre os touros classificados como FS e FN dentro do mesmo tempo de incubação. Todavia, LIN e VCL não foram influenciados pelo período de incubação para os touros classificados como FS e FN. Houve uma tendência (P = 0.06) de maior atividade enzimática da Na+,K+-ATPase em touros de FS. Em conclusão, não são detectadas diferenças cinemáticas em amostras espermáticas de touros FS e FN imediatamente após a descongelação, mas observa-se variações nos parâmetros de velocidade pós-incubação, que podem estar relacionadas a diferenças na atividade da Na+,K+-ATPase em touros de fertilidade superior.


PALAVRAS-CHAVE:

bomba de sódio e potássio, bovino, espermatozoide


PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ALONSO PEREIRA SILVA FILHO - NENHUMA
Presidente - 1640234 - DIOGO RIBEIRO CAMARA
Interno(a) - 2220993 - GILDENI MARIA NASCIMENTO DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 10/04/2019 16:18
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 19/04/2024 06:27