Banca de DEFESA: EPITACIO CORREIA DE FARIAS JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EPITACIO CORREIA DE FARIAS JÚNIOR
DATA : 21/11/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma online (Google Meet)
TÍTULO:

Detecção molecular de Mycoplasma spp. e patógenos transmitidos por carrapatos em mamíferos silvestres resgatados em situação de tráfico ilegal no estado de Alagoas, nordeste do Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Hemoplasmas, piroplasma, vida livre, mamíferos


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O tráfico de animais silvestres é considerado umas das atividades ilegais mais lucrativas do mundo. O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é uma estrutura responsável por receber e atender animais resgatados em situação de tráfico, e com importante papel no controle de zoonoses de origem silvestre. O objetivo deste estudo foi investigar a ocorrência de Mycoplasmas hemotrópicos e patógenos transmitidos por carrapatos em mamíferos silvestres resgatados em situação de caça e comércio ilegal no estado de Alagoas, nordeste do Brasil. Amostras de sangue dos mamíferos silvestres foram avaliadas pela PCR para a presença de Mycoplasmas hemotrópicos (genes 16S e 23S RNAr), Theileria/Babesia spp. (gene 18S RNAr) e Ehrlichia/Anaplasma spp. (genes 16S rRNA, dsb e groEL). Um total de 47 mamíferos silvestres foram avaliados durante este estudo. Um Didelphis albiventris (gambá-de-orelha-branca) foi positivo para Mycoplasma sp. e piroplasmas; três D. albiventris foram positivos para Ehrlichia sp., Anaplasma sp. e piroplasmas; dezessete D. albiventris positivos para Ehrlichia sp. e Anaplasma sp.; dois D. albiventris positivos para Mycoplasma sp., Ehrlichia sp. e Anaplasma sp., quatro Callithrix jacchus (saguis-de-tufo-branco) e um D. albiventris positivos apenas para Mycoplasma sp.; um D. albiventris positivo para Anaplasma sp.; dois D. albiventris positivos para Ehrlichia sp. Os dados deste estudo reforçam a importância do diagnóstico para triagem de patógenos zoonóticos em espécies silvestres, sobretudo aqueles animais resgatados em situação de caça e comércio ilegal, cujo status sanitário é desconhecido.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - VICTOR FERNANDO SANTANA LIMA
Interno(a) - 1640234 - DIOGO RIBEIRO CAMARA
Presidente - 1393994 - JONATAS CAMPOS DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 09:20
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 02/05/2024 15:34