PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA FACULDADE DE MEDICINA Teléfono/Ramal: (82) 3214-1157

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA EMANUELLE MARIA SANTOS MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA EMANUELLE MARIA SANTOS MOREIRA
DATA : 04/09/2023
HORA: 15:30
LOCAL: On line - Google Meet
TÍTULO:

MENSURAÇÃO DO ÍNDICE DE HUMANIZAÇÃO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE JOAQUIM GOMES-ALAGOAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Humanização dos serviços de saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão (PNH), Atenção Primária à Saúde, Atenção Básica.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão (PNH/Humaniza SUS) tem como objetivo propor a reorganização dos serviços de saúde e a adoção de um modelo de atenção à saúde focado em práticas que tenham potencial de transformação. A PNH utiliza-se de dispositivos para fortalecer a rede de atenção à saúde, os vínculos e a corresponsabilização entre usuários, trabalhadores e gestores, propondo uma atuação que leve à ampliação da garantia de direitos e de cidadania das pessoas, o aperfeiçoamento do trabalho em equipe e a valorização do ser humano. Por ser uma política de saúde, a humanização deve ser colocada no contexto das avaliações, quanto à sua implementação dentro do serviço, permitindo um diagnóstico institucional e maior aproximação com a realidade, e, assim, fornecendo elementos para o planejamento e aperfeiçoamento das práticas de saúde. O presente estudo tem como objetivo mensurar o grau de humanização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no município de Joaquim Gomes – Alagoas. Para tanto, será realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e de levantamento de campo, com a utilização de questionários validados e que serão aplicados aos trabalhadores, gestores e usuários das UBSs. Com os resultados, espera-se, além da classificação do grau de humanização no serviço de Atenção Básica do município, gerar, nos atores envolvidos no cuidado, reflexões sobre as práticas que estão sendo desenvolvidas, destacando os avanços e as lacunas existentes, para, então, apoiados nas diretrizes da PNH, fazerem uso de estratégias para que haja a presença de uma atenção e gestão mais humanizadas em tais unidades, elevando a qualidade dos serviços oferecidos e a qualidade de vida de todos os atores envolvidos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - CLESON OLIVEIRA DE MOURA - UNIR
Interno(a) - ***.116.674-** - DIVANISE SURUAGY CORREIA - NENHUMA
Presidente - 2556863 - MARIA DAS GRACAS MONTE MELLO TAVEIRA
Notícia cadastrada em: 04/09/2023 02:17
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