Banca de QUALIFICAÇÃO: TARLANE GOMES TENORIO SALES

DISCENTE : TARLANE GOMES TENORIO SALES
DATA : 01/09/2021

Informação para tomada de decisão no contexto hospitalar: um estudo sobre o aplicativo de gestão para hospitais universitários

Sistemas de Informação em Saúde. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Aplicativo para Gestão de Hospitais Universitários. Informação e Tomada de Decisão.

O avanço das tecnologias proporcionou várias mudanças nas rotinas de diversos segmentos da área da saúde. É perceptível o aumento no número de Sistemas de Informação desenvolvidos que se propõem a auxiliar no gerenciamento de atividades, de modo a elevar a eficiência de seus serviços, bem como promover a celeridade na busca e recuperação de informações imprescindíveis ao processo decisório. A modernização dos Sistemas de Informação em Saúde tem apresentado um crescimento em todos os níveis de atenção em saúde. No tocante aos Hospitais Universitários Federais, instituições relevantes à promoção da saúde pública do país, profissionais trabalham de forma orquestrada para manter a continuidade dos serviços assistenciais e administrativos. Nesse contexto, foi institucionalizado, pela EBSERH, o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários que conta com diversos módulos eletrônicos que buscam facilitar os fluxos e organização de informações. O objetivo desta pesquisa é investigar junto aos profissionais da saúde se a implementação desse sistema contribui para a tomada de decisão nos Hospitais Universitários da região Nordeste. Quanto aos métodos e técnicas, será realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionário, o qual será encaminhado por meio eletrônico para os gestores. Cumpre destacar que a pesquisa em andamento possui relevância social na medida em que busca compreender como os hospitais deste estudo têm utilizado as informações desse sistema para apoiar suas decisões. Ademais, vislumbra contribuir, também, como estudo acadêmico, em pesquisas no campo da Ciência da Informação que possuem por objeto o estudo das relações informacionais no contexto hospitalar e da saúde como um todo.

Presidente - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Interno - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interna - 1554182 - NELMA CAMELO DE ARAUJO
Externa à Instituição - DALGIZA ANDRADE OLIVEIRA - UFMG