Banca de QUALIFICAÇÃO: JOUBER DE LIMA LESSA

DISCENTE : JOUBER DE LIMA LESSA
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Web conferencia

Gestão da informação: modelo para o monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional em universidades

Informação. Estratégia. Gestão da Informação. Planejamento Estratégico.

As mudanças conjunturais ocorridas no século XX resultaram em um novo paradigma econômico, social e tecnológico, cenário em que a evolução da gestão da informação, do planejamento estratégico e dos sistemas e tecnologias da informação surgem como ferramentas potenciais de transformação na sociedade contemporânea, ressaltando a importância destes para construção de novos estudos, pesquisas e colaborando para a melhoria do desempenho das organizações públicas em prol da sociedade. No âmbito das instituições públicas, informação e estratégias constituem em importantes ferramentas para a geração de conhecimento, proporcionando ao gestor uma tomada de decisão eficiente no ambiente institucional. Para tal, torna-se imprescindível gerenciar as informações que circulam internamente, com vistas à adoção de modelo de Gestão da Informação que busque aproximar as etapas de necessidade, aquisição, tratamento, organização, produção, distribuição e uso da informação da melhor forma possível. Em se tratando de uma Universidade Pública Federal, gerir informações é essencial para execução de tarefas, ações, aprimorar a comunicação, desenvolver pesquisas, assim como favorece a construção e execução de planos e projetos consistentes voltados à melhoria dos serviços finalísticos ofertados a comunidade. Neste ambiente, destaca-se o Planejamento Estratégico da Instituição, que se materializa no Plano de Desenvolvimento Institucional, que estabelecem, dentre outros aspectos, objetivos e metas num determinado período. Para que a organização possa alcançar os objetivos institucionais torna-se imprescindível formular estratégias e realizar monitoramento do plano durante sua vigência. É neste cenário que a presente pesquisa se desenvolve, tendo como objetivo estudar as estratégias de Gestão da Informação que pode ser utilizadas para monitorar o Plano de Desenvolvimento Institucional na Universidade Pública Federal. A metodologia utilizada classifica-se como pesquisa básica, na qual consiste na continuidade do conhecimento científico, não se preocupando com a aplicação em curto prazo dos resultados obtidos. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como descritiva e segundo a abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa. Será utilizada como estratégias a observação, entrevistas e consulta de documentos no ambiente de atuação do servidor na instituição, como por exemplo, o Plano de Desenvolvimento Institucional e normativo vigentes, o que classifica também a pesquisa como bibliográfica e documental. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para o fortalecimento dos estudos de Gestão da Informação no âmbito da Ciência da Informação, em termos de organização, para o melhor gerenciamento das informações internas na Universidade através de um sistema compatível e de fácil interpretação, permitindo que o conhecimento gerado possa contribuir para a realização do monitoramento do plano, assim como projetos institucionais e consecução do planejamento consistente, subsidiando servidores das Universidades e em especial os gestores na tomada de decisão eficiente no desempenho de suas competências, proporcionando aos órgãos de controle e a sociedade acompanhar os resultados e mensurar o desempenho quanto ao cumprimento dos objetivos e metas institucionais, atuando de forma proativa no controle social.

Presidente - 1916802 - ANDREW BEHEREGARAI FINGER
Interno - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interna - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Externo à Instituição - LEONARDO CAIXETA DE CASTRO MAIA - UFU