PPGA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CAMPUS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS Téléphone/Extension: 99953-0176

Banca de DEFESA: JOSE WELLINGTON SANTOS DO NASCIMENTO

DISCENTE : JOSE WELLINGTON SANTOS DO NASCIMENTO
DATA : 31/07/2023
LOCAL: CEA

INTERCEPTAÇÃO DA CHUVA EM POVOAMENTO DE CLONES DE EUCALIPTO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES DENSIDADES POPULACIONAIS

Reflorestamento; gestão de água; florestas plantadas

A expansão crescente de florestas comerciais de eucalipto levanta questões sobre seu possível impacto no ciclo hidrológico regional, especialmente em regiões com períodos de escassez de água durante a estação seca. Neste estudo, foi investigada a dinâmica de interceptação da chuva em povoamentos de clones de eucalipto, considerando diferentes densidades populacionais (espaçamentos de plantio) no estado de Alagoas. O objetivo foi compreender como essas plantações afetam a disponibilidade hídrica regional. Durante a estação chuvosa (abril a agosto), foram coletados dados de precipitação total acumulada próxima aos povoamentos e os componentes hidrológicos: precipitação interna (Pi), escoamento de água pelo tronco (Et), precipitação efetiva (Pe) e perdas por interceptação (I). Os clones VE41 e I144 foram avaliados nos espaçamentos de 3x2, 3x3 e 3x4 metros. Os resultados indicam que o espaçamento de plantio teve um impacto significativo nas variáveis hidrológicas. À medida que o espaçamento aumentou, a precipitação interna média também aumentou, enquanto o escoamento de água pelo tronco diminuiu durante a estação chuvosa. Não foram observadas diferenças marcantes entre os clones VE41 e I144 em relação à precipitação interna em cada espaçamento de plantio. Na estação seca (setembro a março), ambos os clones apresentaram comportamento similar em relação à quantidade de água coletada e escoada, independentemente do espaçamento adotado. O espaçamento de 3x4 metros se destacou ao apresentar a menor média de escoamento de água pelo tronco para ambos os clones durante esse período. Além disso, o espaçamento de plantio influenciou o estoque de serrapilheira e a capacidade de retenção hídrica da serrapilheira. Densidades de plantio mais amplas resultaram em menores estoques de serrapilheira e menor capacidade de retenção hídrica. Esses resultados têm implicações importantes para o manejo sustentável de plantações de eucalipto em regiões com escassez de água na estação seca, enfatizando a relevância da escolha adequada do espaçamento de plantio para a conservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental da região.

Externo(a) à Instituição - ADOLPHO EMANUEL QUINTELA DA ROCHA
Presidente - 1996545 - ALEXSANDRO CLAUDIO DOS SANTOS ALMEIDA
Externo(a) à Instituição - George do Nascimento Araújo Júnior
Interno(a) - 2149678 - RICARDO ARAUJO FERREIRA JUNIOR