PPGA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CAMPUS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS Téléphone/Extension: 99953-0176

Banca de DEFESA: VICENTE FERREIRA DE ARAUJO NETO

DISCENTE : VICENTE FERREIRA DE ARAUJO NETO
DATA : 29/08/2023
LOCAL: PRÉDIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO CECA

MANEJO INTEGRADO DAS PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA LARANJA LIMA (Citrus aurantifolia)

controle de plantas daninhas, Citrus, cultivo, qualidade

O Brasil é o segundo maior produtor de laranjas do mundo em terceiro a União Europeia, onde a China encontra-se na primeira colocação. No Nordeste é uma atividade importante, especialmente nos estados da Bahia, Pernambuco e Sergipe. O estado de Alagoas, possui condições climáticas favoráveis para o cultivo da fruta, com temperaturas elevadas, disponibilidade de água e solos adequados. O objetivo geral desse trabalho buscou analisar no estado de Alagoas, se há carência de estudos sobre o manejo adequado de plantas daninhas em citros e sua influência na produtividade. Obtendo então o melhor método de manejo de plantas daninhas para se ter a produção potencial dessa cultura no Estado. A metodologia utilizada integrou a área experimental localizada no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias – CECA, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, no município de Rio Largo, sob as coordenadas geográficas 9º28’29,1” de latitude sul e 35º49’43,6” de longitude oeste e a 127 m de altitude. A média das temperaturas mínimas e máximas apresenta uma variação entre 17,7°C e 34,1°C, durante o período deste estudo. A maior temperatura média, foi verificada em março com 21,4°C, e a menor em setembro com 17,6°C, tendo aproximadamente uma exibição de 21,59% da diferença entre março e setembro. O experimento foi em uma área de 1.885m2, o espaçamento entre linhas foram de 4m, o mesmo que o espaçamento entre plantas. As parcelas foram de 16m2 (4m X 4m). Para os métodos de manejo integrado das plantas daninhas, o experimento foi dividido em 5 blocos e 9 tratamentos, na área experimental. O solo da área experimental é classificado em Argissolo acinzentado distrófico. Os dados obtidos foram submetidos às análises de variância pelo teste F, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A análise estatística foi utilizado o programa Sisvar versão 5.7. Nos resultados e discussões, a utilização de cobertura morta apresentou maior média no variável número de frutos, seguido pelo tratamento capina com enxada e químico, 116,2; 109,8; 64,6 frutos respectivamente. Já os tratamentos com crotalária e amendoim apresentaram as menores médias de número de frutos 3,4 e 7,0, respectivamente. Ao verificar o número de plantas daninhas, a cobertura morta junto ao controle químico e a cobertura com feijão de porco. Mostrou-se superiores aos demais tipos de manejos, o controle das plantas daninhas foi superior aos demais tratamentos, não apresentando plantas infestantes nestes tratamentos. Foi possível observar ainda, que o uso de herbicidas é uma das formas mais eficientes de controle de plantas daninhas em uma cultura. Evidencia-se redução de 100% na incidência de espécies a partir da primeira avaliação até a conclusão do experimento, demonstrando a expressiva efetividade desse método. Por fim, concluiu-se que, o manejo com cobertura morta foi eficiente no controle das plantas daninhas, resultando também em maior número de frutos. A capina com enxada, o controle químico e a cobertura morta foram eficazes no controle das plantas daninhas. A Urochloa decumbens, Crotalária juncea e amendoim forrageiro, controlam satisfatoriamente as plantas daninhas, no entanto, reduz o número de frutos.

Interno(a) - 1120584 - EURICO EDUARDO PINTO DE LEMOS
Presidente - 332.041.954-49 - JORGE LUIZ XAVIER LINS CUNHA - UFAL
Externo(a) ao Programa - 1219272 - REINALDO DE ALENCAR PAES
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 09:21