GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DE PROFESSORES
Ensino de Língua Portuguesa. Práticas de Letramento. Gêneros Textuais.
Este estudo tem como objetivo principal analisar as práticas de letramentos de doisprofessores de uma escola da zona rural em São Luís do Quitunde-AL com relação ao ensino de Língua Portuguesa (LP) e à abordagem dos gêneros textuais. A fundamentação teórica encontra-se ancorada nos pressupostos teóricos dos Estudos dos Letramentos numa perspectiva sociocultural (STREET, 1984; 2013; 2014), que investigam as práticas de letramento escolar (KLEIMAN, 1995, 2007, 2010; SOARES, 2003a, 2009, 2010), e dos múltiplos/multiletramentos (ROJO, 2009; 2010; 2012), em diálogo com as discussões que discorrem sobre as concepções de linguagem (BAKTHIN, 1997, 2006; GERALDI, 2011; TRAVAGLIA, 2009) e que se relacionam às práticas de ensino de LP (KOCH, 2002; DORETTO; BELOTI, 2011; GOMES, 2010, 2014) e à abordagem dos gêneros textuais no âmbito do ensino (MARCUSCHI, 2008, 2010), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa realizada sob o viés etnográfico, por meio da qual se utiliza as seguintes técnicas de coleta de dados: observação participante, notas de campo, análise documental, aplicação de questionário e entrevistas. A análise dos dados parciais coletados até o momento revela indícios de que a concepção de linguagem como instrumento de comunicação norteia as práticas pedagógicas dos dois professores de forma predominante, logo, traz implicações pedagógicas em relação ao ensino de LP, sobretudo, no que diz respeito à abordagem dos textos e das atividades de leitura e de escrita que, em geral, são direcionadas para o estudo da decodificação, da análise das formas linguísticas e dos aspectos estruturais dos textos.Embora as práticas de ensino analisadas contemplem um trabalho com diversos gêneros textuais que circulam socialmente, são desconsiderados os contextos sociais de usos das práticas de linguagens e dosmúltiplos/multiletramentos. Por fim, observamos queas práticas pedagógicas se relacionam ao modelo autônomo, ainda que os professores reconheçam a ideia de que o termo letramento representa as práticas sociais de leitura e escrita.