Educação Infantil e Relações Étnico-Raciais: docência nos CMEI’s de Maceió-AL
Educação Infantil. Relações Étnico-raciais. Educação Antirracista. Formação Docente. Barbárie.
O estudo analisa a questão das relações étnico-raciais na educação infantil em Maceió, considerando as políticas públicas nacionais que estabelecem a inclusão obrigatória da temática. O objetivo é contribuir para uma reflexão crítica sobre questões raciais nos centros municipais de educação infantil, visando a repensar a prática pedagógica nessa etapa de ensino. A metodologia da pesquisa discutida consiste em um estudo exploratório de abordagem qualitativa que tem como base a teoria crítica da sociedade para elaborar a relação entre barbárie, racismo e formação na educação infantil, e se relaciona com discussões nacionais sobre a educação e as relações étnico-raciais. O material analisado consiste nas falas das equipes escolares e dos documentos oficiais. Para isso, o corpus de pesquisa foi composto por dois tipos de documentos: textos oficiais do Ministério da Educação e referencial curricular da cidade de Maceió, além dos projetos político-pedagógicos das instituições de educação infantil. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdo de Laurence Bardin (2002) que busca inferir conhecimentos sobre as condições de produção dos materiais analisados.