CONTRIBUIÇÕES DE DISSERTAÇÕES E TESES: fundamentos e autores recorrentes sobre alfabetização, letramento na EJA
alfabetização; letramento; alfabetização e letramento; Educação de Jovens e Adultos (EJA).
literacy; literacy; literacy and literacy; Youth and Adult Education (EJA).
A dissertação tem como objetivo geral conhecer a produção do conhecimento sobre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em teses e dissertações, nos Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Federais do Nordeste, no período de 2010 a 2021. A investigação partiu da seguinte problemática: quais são os principais conceitos, tendências teórico-metodológicas e autores recorrentes da alfabetização e letramento na EJA em teses e dissertações nos Programas de Pós-graduação em Educação do Nordeste? Essa problemática desdobra-se nas seguintes indagações: que Programas de Pós-graduação em Educação do Nordeste insere-se nos estudos da temática alfabetização e letramento? Em que Linhas de Pesquisa? Quais os conceitos, as tendências teórico-metodológicas e autores recorrentes dessas teses e dissertações? Para alcançar o objetivo da investigação e ‘responder’ às indagações, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa (GATTI, 2002), com aprofundamento na pesquisa bibliográfica (LIMA; MIOTO, 2007) e análise documental (ANDRE; LÜDKE, 1982). O catálogo de teses e dissertações da Capes foi nosso lócus de pesquisa e nos deu condições de reunir os corpora que dessa investigação. No percurso ainda inconcluso o estudo vem mostrando a estreita relação entre alfabetização e letramento e significativa influência dos escritos de Magda Soares na referida área