DEMOCRACIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO REGIME ESPECIAL DE
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS (REAENP) EM MACEIÓ –
ALAGOAS: percepções de professores e gestores.
Gestão democrática, REAENP, política educacional, pandemia.
As mudanças proporcionadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação exigem uma constante evolução da sociedade, incluindo a educação. Adicionalmente, a pandemia decorrida do vírus Sars-Cov-2, causador da doença Covid-19, promoveu um repensar da escola como instituição de ensino, uma vez que as aulas presenciais foram temporariamente suspensas. Nesse contexto, o estado de Alagoas adotou a política educacional Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais, como uma resposta à pandemia. A partir desse cenário, questiona-se como esta política foi pensada e implementada, a partir do olhar da gestão democrática, princípio norteador da educação pública. A hipótese levantada aponta na direção de que a política pública estudada não foi amplamente discutida, refletindo o modelo gerencial de administração pública, distanciando de uma gestão escolar democrática. Para testar a hipótese, buscou-se o entendimento de gestão democrática dentro dos documentos oficiais que embasam o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais, bem como a percepção de professores e gestores escolares a partir de entrevistas.