PPGEC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL CENTRO DE TECNOLOGIA Téléphone/Extension: 3214-1455- https://sigaa.sig.ufal.br/ppgec

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERASMO AUGUSTO BEZERRA SILVA

DISCENTE : ERASMO AUGUSTO BEZERRA SILVA
DATA : 30/09/2021
LOCAL: meet.google.com/dmb-wmpu-ord

CONCEPÇÃO DO LAYOUT DO NÚCLEO RÍGIDO EM EDIFÍCIOS HÍBRIDOS AÇO/CONCRETO COM O USO DE ALGORITMO GENÉTICO

Otimização estrutural. Núcleo rígido. Estrutura híbrida.

O uso do núcleo de contraventamento é uma estratégia consolidada em edifícios de múltiplos pavimentos, principalmente quando outros sistemas se tornam antieconômicos, ineficientes ou causam impacto considerável à arquitetura. A versão híbrida do sistema, com estrutura metálica em torno do núcleo, une a elevada rigidez do elemento de concreto com a rapidez de execução característica das estruturas de aço. Neste sistema, o núcleo rígido resiste à totalidade de carregamentos horizontais e, portanto, devido à concentração de rigidez, o seu posicionamento contribui com a diminuição ou aumento dos efeitos de torção em que o edifício é submetido. Em busca de uma solução estrutural para o layout do núcleo rígido que minimize o efeito da torção, bem como satisfaça os requisitos de rigidez, resistência, estabilidade, funcionalidade e economia, o projetista passa por um processo iterativo de tentativa e erro, em que a qualidade e rapidez do aprimoramento do projeto depende de cálculos analíticos, experiências anteriores e intuição do projetista. Ainda assim, não há garantia de que o desempenho otimizado da estrutura é alcançado. Nesse contexto, torna-se relevante a introdução de uma ferramenta de otimização para automatizar o processo de concepção, conduzindo a soluções seguras e econômicas. O presente trabalho propõe avaliar a aplicação do algoritmo genético na concepção do layout do núcleo rígido, por uma da análise comparativa entre modelos de um edifício obtidos pelo processo de projeto ótimo e um modelo de referência adaptado de um projeto real. Esses serão comparados em relação a deslocamentos horizontais, parâmetros de estabilidade e ao consumo de materiais. O problema de otimização minimiza o peso estrutural, com restrições à capacidade resistente dos elementos, deslocamentos horizontais, excentricidade entre o centro de massa e o centro de rigidez, além da acessibilidade ao interior dos espaços. O layout do núcleo será codificado em um string binário que representa a ativação ou desativação de trechos de pilares-paredes em uma estrutura base quadricular na região central do edifício. Será implementado um programa computacional em linguagem Julia para resolução do problema, fazendo uso do pacote de algoritmos evolucionários. Os modelos otimizados e o de referência serão analisados no software de projeto TQS, do qual serão obtidos os parâmetros para a análise comparativa. Como resultado, espera-se evidenciar as vantagens, assim como os desafios, da implementação da ferramenta de otimização na prática de projeto de edifícios híbridos.

Presidente - 1121075 - ALINE DA SILVA RAMOS BARBOZA
Externo ao Programa - 2279216 - LUCIANO BARBOSA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ALEX SANDER CLEMENTE DE SOUZA, - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 22/09/2021 10:00