PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE MATOS ANDRADE

DISCENTE : PAULO HENRIQUE MATOS ANDRADE
DATA : 29/04/2024
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - https://meet.google.com/agq-qorz-mrz

SERTÕES “ON THE MOVE”: VELHAS CAMINHONETES E A MOBILIDADE DE PESSOAS E MERCADORIAS EM ALAGOAS

D-20. Sertão de Alagoas. Mobilidades marginais. Mercado de transporte

A mobilidade de pessoas e mercadorias entre zonas rurais e urbanas de três povoados no alto sertão de Alagoas é feita por caminhonetes usadas com mais de 30 anos de fabricação. Elas são a base de um mercado de transporte relacionado a um comércio interestadual de autopeças e motores. O transporte de pessoas, encomendas além de partes de veículos usados se entrelaça a uma rede de pequenos e médios municípios de diferentes regiões do Brasil através de mercados informais e ilegais. Nesta dissertação, investigo a mobilidade de caminhonetes, peças, pessoas e mercadorias, suas regulações próprias de mercado, de alianças afetivo-políticas além daquelas feitas por prefeituras e governo estadual. A partir de uma etnografia dos movimentos baseada em diários de campo e entrevistas eu persigo dois fios analíticos: (i) as relações de compra e venda de uma caminhonete e suas peças (ii) o transporte de pessoas e estudantes na zona rural, ambos os fenômenos envolvendo tipicamente um Chevrolet D-20. Diálogo com reflexões e trabalhos inspirados no paradigma das mobilidades e teoria ator-rede para compreendermos tramas que sustentam e são sustentadas por essas agências “on the move” “precárias”.

Externo(a) à Instituição - BIANCA STELLA DE FREIRE MEDEIROS - USP
Presidente - 1716187 - FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
Interno(a) - 1852415 - JOAO BATISTA DE MENEZES BITTENCOURT
Notícia cadastrada em: 24/04/2024 21:57