PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ARIEL SANTOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARIEL SANTOS DA SILVA
DATA : 01/04/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Instituto de matemática - Sala 104
TÍTULO:

A VIVÊNCIA DA EMPATIA NA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Empatia. Ensino de matemática. Dificuldades de
aprendizagem.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Neste trabalho é abordado o tema da empatia entre educador e educando. Mais
precisamente, trataremos da seguinte questão investigativa: como as
experiências de empatia dos professores de matemática vivenciadas enquanto
estudantes afetam seus processos de aprendizagem e como os professores e
professoras dessa disciplina podem ter um posicionamento mais empático para
com seus alunos? Para responder essa questão foi realizada uma pesquisa
qualitativa descritiva fundamentada no método fenomenológico de acordo com
a variante proposta por Sanders para pesquisas fenomenológicas empíricas.
Nessa pesquisa observou-se que os professores reconhecem a importância da
empatia no aprendizado de matemática, estando esse reconhecimento baseado
na crença de que se tivessem contado com a empatia de seus professores, isto
é, se os professores tivessem dispensado mais atenção, apresentado mais
abertura para identificação das dificuldades dos aprendizes e tivessem
estabelecido relações mais afetivas com o educandos, os docentes poderiam ter
alcançado melhores resultados no tocante aos processos de aprendizagem dos
estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - EDEL ALEXANDRE SILVA PONTES
Presidente - 1120969 - EDIEL AZEVEDO GUERRA
Interno(a) - 2347015 - JULIANA ROBERTA THEODORO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 08:41
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 12:46