PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: FERNANDO LOPES DO NASCIMENTO

DISCENTE : FERNANDO LOPES DO NASCIMENTO
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Instituto de matemática - Sala 104

O CÁLCULO DE ÁREAS DE POLÍGONOS NUMA ABORDAGEM DINÂMICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Geometria Plana; Teoria de Van Hiele; Polígonos; Áreas; GeoGebra.

Nessa dissertação iremos apresentar uma sequência didática para o ensino de áreas de polígonos usando o software GeoGebra. Para isso foi realizado um estudo de cunho bibliográfico. Foi abordado alguns conceitos de geometria plana em especial as fórmulas de áreas de polígonos, fazendo uso da fórmula de áreas demonstrada na Dissertação feita por (Lima, 2014) [17], onde demonstra a fórmula através de Determinantes, usando as coordenadas dos pontos num gráfico cartesiano, cuja a área é o somatório das metades desses determinantes. Foi mostrado as demonstrações das fórmulas das áreas através desse método. Foram feitos construções de polígonos no Software GeoGebra, calculando as áreas para verificar se estão corretos os resultados gerados pela fórmula. Por fim foi feita uma sequência didática para aplicarmos os conceitos citados.

Externo(a) à Instituição - GABRIEL ARAUJO GUEDES - UFRPE
Presidente - 1825495 - LUIS GUILLERMO MARTINEZ MAZA
Interno(a) - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 26/03/2024 08:38