PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: SARAH JANE SOUZA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARAH JANE SOUZA DA SILVA
DATA : 14/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Matemática
TÍTULO:

 MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática. Metodologia de Ensino. Ferramentas Matemáticas. Engenharia de Produção. Ensino Aprendizagem.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Na atualidade a matemática está presente direta e indiretamente no nosso cotidiano e mesmo assim o ensino da matemática é um desafio, pois sabe-se que os discentes possuem dificuldades no aprendizado quando se trata desta disciplina. Portanto, trabalhar a matemática através da modelagem proporcionaria aos discentes uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, pois estaríamos mostrando a esses discentes que a matemática está em tudo, bem como, podemos representar problemas reais através de modelos matemáticos saindo da abstração. Acreditamos que as questões relativas a esse tema são bastante relevantes, pois é necessário analisar e refletir sobre os benefícios que a incorporação de novas ferramentas pode trazer para a educação, tendo em vista principalmente, o cenário atual e as necessidades educacionais trazidas pela “era tecnológica”. Todas essas mudanças, dos paradigmas educacionais, trazem grandes desafios para nosso sistema educativo, pois requer indivíduos cada vez mais preparados para lidar com os problemas da sociedade moderna. Para atender à necessidade atual, precisamos primeiramente, repensar a nossa prática pedagógica e inova as metodológicas para que o ensino se tenha um processo educativo como forma de aproximar o objeto de estudo da realidade dos discentes. Dessa forma, este projeto tem como objetivo apresentar aos discentes do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Caçador a utilização de modelagem matemática como uma ferramenta para o ensino aprendizagem dessa disciplina que para muitos é bastante complexa. Representaremos alguns problemas reais da área de atuação do Engenheiro de Produção utilizando os modelos matemáticos para controlar o estoque e otimizar o processo gerando mais em menos tempo. Durante o desenvolvimento deste projeto foi realizado o levantamento de dados de algumas empresas da cidade de Caçador onde alguns discentes do ensino superior de Engenharia de Produção do Câmpus Caçador trabalham, depois organizamos esses dados e utilizamos modelos matemáticos para representá-los, em seguida esses trabalhos discentes do ensino superior foram apresentados aos discentes do ensino médio através de palestras, além da aplicação de dois formulários antes e depois das apresentações. Durante as apresentações foram abordadas as definições de modelagem matemática, suas etapas e as dificuldades encontradas no momento da aplicação, como forma de auxiliar os discentes no desenvolvimento da linguagem matemática, bem como despertar sua curiosidade, proporcionando autoconfiança e iniciativa na busca pelo conhecimento. Considerando o desenvolvimento deste projeto e os resultados obtidos temos que o objetivo do estudo foi alcançado


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - EDEL ALEXANDRE SILVA PONTES
Interno(a) - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Presidente - 2647632 - ISNALDO ISAAC BARBOSA
Externo(a) ao Programa - 1249023 - VALTER VICTOR CERQUEIRA MOITINHO - null
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 15:44
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 01/05/2024 14:29