Banca de QUALIFICAÇÃO: TAINA TEIXEIRA DE SOUSA PAIVA

DISCENTE : TAINA TEIXEIRA DE SOUSA PAIVA
DATA : 13/10/2021
LOCAL: QUALIFICAÇÃO TAINÃ Quarta-feira, 13 de outubro · 9:30 até 11:30am Informações de participação do Goo

MAPEAMENTO DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DAS UNIVERSIDADES EM ALAGOAS: ESTUDO DE CASO NO NIT/UFAL

Transferência de tecnologia. Gestão da ciência, tecnologia e inovação. Universidades públicas. Alagoas

Estudo que tem por objetivo analisar como ocorre o processo de desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologias das universidades alagoanas para o setor privado.

O conceito de transferência de tecnologia abrange duas questões amplas e seus significados: como definir tecnologia e o significado direto de transferência. Transferência de tecnologia faz com que inovações desenvolvidas na universidade não se restrinja apenas ao papel. Assim, o resultado de uma investigação científica se converta em um produto ou serviço e benefício da sociedade.

Esse processo se inicia com o vínculo do pesquisador e o NIT, através da comunicação do resultado de pesquisas que tenham potencial par responder à problemas do cotidiano e melhorar a vida da sociedade. O papel do NIT é estabelecer o contato mais próximo com a comunidade externa, através de concessão de licenciamento de patentes com o setor público e privado. Em geral, a transferência de tecnologia acontece através de contratos firmados com o governo e empresas estabelecidas

Pretende-se com este trabalho auxiliar na transferência de conhecimento científico sobre inovação, difusão e transferência tecnológica, bem como conhecer a evolução dos conceitos e mensurações, mapear como ocorre esse processo entre as universidades alagoas e o setor privado, além de mostrar a importância do reconhecimento e incentivo dessas atividades e nas formações de políticas públicas para auxiliar o desenvolvimento do estado.

Presidente - 2582588 - FRANCISCO JOSE PEIXOTO ROSARIO
Externa ao Programa - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Externo à Instituição - ARAKEN ALVES DE LIMA - INPI
Notícia cadastrada em: 08/10/2021 09:50