Abordagem hierárquico espacial dos fatores que afetam o empreendedorismo feminino brasileiro
Empreendedorismo feminino, Modelo hierárquico espacial, Brasil
O objetivo deste estudo é analisar a partir do modelo espacial hierárquico como as características individuais afetam os determinantes do empreendedorismo feminino no Brasil , utilizando microdados do censo de 2022 que serão fornecidos pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Especificamente, pretende-se analisar o papel desses fatores individuais e regionais na definição da probabilidade individual de se tornar uma empreendedora em termos de características econômicas e sociais para o ano. Neste sentido, espera-se que tenha impacto na probabilidade empreendedora das mulheres com base nas suas características únicas: idade, nível de escolaridade, se têm filhos, estado civil, etc. Também se espera que as características geográficas associadas ao ambiente de uma mulher afetem a probabilidade de se tornar uma empreendedora. E por último, ainda pode haver efeitos dependentes do espaço afetando as oportunidades empreendedoras das mulheres, o que justifica o uso de um modelo de nível espacial. A principal diferença deste estudo é a inclusão de uma abordagem espacial na análise da probabilidade de uma mulher se tornar empreendedora. Portanto, espera-se que o estudo contribua para o avanço da literatura no país.