O ROLE-PLAYING-GAME ENQUANTO FERRAMENTA FACILITADORA DE ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS
Argumentação; Role-Playing-Game; Ensino Fundamental
A presente dissertação aborda o processo de argumentação em contexto de Ensino Fundamental, através do uso de um jogo em modelo de RPG (Role-Playing-Game) enquanto ferramenta de intervenção com objetivo de favorecer melhorias na qualidade da argumentação dos jogadores, sob a ótica da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados obtidos através da intervenção, registrados em vídeo e transcritos, foram submetidos a uma análise qualitativa de caráter microgenético. Observou-se uma melhoria no fluxo de argumentação, assim como em aspectos como integração social, autocontrole e etc. Contudo, a pesquisa conta com limitações em relação a sistematização da coleta e análise dos dados. Observa-se melhores resultados relacionados a habilidades sociais do que para a argumentação, alvo dessa pesquisa. Por fim, vale considerar que, visto que o alvo da intervenção era o processo argumentativo, houve a falta de saturar o jogo com situações que fossem disparadoras de argumentação. Outras questões são apontadas em tópico específico para tal finalidade no decorrer do texto.