Banca de DEFESA: ANA CECÍLIA DA SILVA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANA CECÍLIA DA SILVA
DATA: 22/01/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Museu Théo Brandão (MTB/UFAL)
TÍTULO:

OS FILHOS DA VILA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE O PROCESSO DE GENTRIFICAÇÃO NA VILA DOS PESCADORES DE JARAGUÁ, MACEIÓ, ALAGOAS. 


RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo principal refletir sobre os impactos do processo de gentrificação entre os moradores da antiga Vila dos Pescadores de Jaraguá, um dos complexos habitacionais mais antigos da capital e que em 2015, após décadas de embate com a Prefeitura de Maceió, foi removido de seu local de origem para dar lugar à construção de um Centro Pesqueiro. Especificamente, o estudo buscou investigar o modo como os atores sociais, principalmente os antigos moradores da Vila, ressignificaram sua realidade diante de um dos maiores e mais longos movimentos de resistência urbana de Maceió. Assim, a partir de conceitos como reurbanização, usos e contra-usos do espaço público, cidade-mercadoria e cidade empresa, lugar antropológico e não-lugar buscou-se compreender o fenômeno da gentrificação, uma área é desocupada e passa por um processo de valorização, recebendo infraestrutura e tornando-se um espaço de consumo privilegiado para outros segmentos populacionais. Para atingir os objetivos da pesquisa utilizei como metodologia a observação participante, que me permitiu vivenciar mais de perto o cotidiano da comunidade, conhecendo, sobretudo, como elas se relacionam com um novo universo de símbolos. Além disso, foram realizadas entrevistas abertas com gravação por áudio e vídeo, registro fotográfico dos espaços de Jaraguá e do Sobral e aplicação de um Censo Demográfico e Social que buscou investigar as atuais condições de vida daquela comunidade após quatro anos de remoção, principalmente no que diz respeito à sua renda, escolaridade, ocupação laboral, entre outros aspectos. Ao longo do estudo, foi possível constatar mudanças em suas atividades laborais, assim como na transmissão de saberes entre as gerações, o aparecimento de doenças e o aumento do tráfico de drogas como efeitos centrais da gentrificação na comunidade. Porém, diante de um processo que tinha se tornado inevitável, a pesquisa também constatou que apesar da remoção e da imposição estatal, pescadores e marisqueiras encontraram formas de resistir, por meio da educação, da arte e da cultura,  rompendo com as fronteiras que o conflito lhes tinha imposto. 


PALAVRAS-CHAVE:

Gentrificação; Reurbanização; Vila dos Pescadores de Jaraguá; Revitalização Urbana, Maceió-AL. 


PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3145494 - RACHEL ROCHA DE ALMEIDA BARROS
Interno(a) - 2247091 - RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
Externo(a) à Instituição - TAINA SILVA MELO - CEFET-Al
Notícia cadastrada em: 08/01/2020 11:28
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 13/05/2024 08:18