A Educação Escolar na Aldeia Mata da Cafurna: um estudo sobre a construção da educação diferenciada entre os Xukuru-Kariri-AL.
O objetivo desta dissertação é analisar como a educação escolar indígena é construída na aldeia Xukuru-Kariri Mata da Cafurna, dando destaque às múltiplas interpretações dos atores sociais em relação à finalidade da escola indígena e como ela está projetada. A partir de uma análise processual, a educação escolar indígena é apreendida em um processo de construção por atores sociais concretos que a interpretam a partir de experiências e trajetórias diferentes com a escolarização, bem como com os saberes da – e sobre a – “tradição” conferindo a ela usos e sentidos políticos que vão desde a reelaboração cultural até as contribuições dela na formação de lideranças indígenas. Apreendendo-a de modo processual, não utilizo as legislações que versam sobre a educação escolar indígena (a LDB, a CFB, o PCN e Decreto) como parâmetro de uma educação escolar indígena e diferenciada, mas sim para fazer contraponto entre as condições idealizadas nos documentos legais e as condições postas aos atores sociais para a elaboração de uma educação diferenciada. A pesquisa foi desenvolvida a partir do trabalho de campo, com ênfase em narrativas de professores indígenas, coordenadoras escolares indígenas, diretoria escolar indígena e lideranças indígenas, os caciques e um dos pajés da aldeia. O trabalho visa compreender as variações na elaboração da educação diferenciada com base nas trajetórias dos atores sociais envolvidos nesse processo, bem como os princípios organizacionais que o norteiam.
Educação escolar indígena; Xukuru-Kariri; lideranças indígenas.