A ESTADUALIZAÇÃO DAS ESCOLAS INDÍGENAS XUKURU-KARIRI EM ALAGOAS: POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇOES COM AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS
Educação Indígena; política indigenista, índios Xucuru-Kariri
O presente estudo propõe refletir sobre Educação escolar indígena através de dados registrados entre os índios Xukuru-Kariri localizados no município de Palmeira dos Índios. Trata-se de numa etnografia que viabiliza registros de dados sobre lembranças desse povo relacionadas à educação formal e à educação escolar indígena dentro de sinais diacríticos que demarcam as fronteiras étnicas (BARTH 2011). A metodologia desenvolvida ocorreu por meio de análises documentais e de relatos orais que seguiram pressupostos que buscam compreender as relações sociais que envolvem os Xukuru-Kariri. Também pesquisas realizadas por Ferreira (2016), Silva Jr. (2007), Peixoto (2013) e Martins (1994) serviram como fontes de reflexões teóricas sobre contextualizações históricas em que essa população indígena localizada no município de Palmeira está inserida. Foram utilizadas reflexões teóricas de autores como os antropólogos Barth (2011), Hannerz (1997), Oliveira Filho (1998), entre outros, que trabalham com temáticas importantes para essa pesquisa, tais como fronteiras étnicas, fluxos culturais, fenômeno da etnicidade.