MOSTRA SURURU E A MACEIÓ DA TELA: Uma análise sobre Maceió como cenário de experiências citadinas em filmes alagoanos
Citadinidade; Antropologia das Cidades; Análise fílmica;
Esta dissertação trata-se de análises feitas a partir de uma etnografia de tela com base em filmes alagoanos, tendo como objetivos identificar as construções imagéticas das narrativas fílmicas sobre as experiências citadinas na cidade de Maceió e analisar o fazer-cidade presente nas cenas dos filmes. Dentro de uma literatura da antropologia urbana, e das cidades, que tratam de uma cidade viva, feita a partir do ser citadino, que em suas múltiplas vivências e buscas de familiarização (AGIER, 2011), desenvolve suas práticas de táticas e estratégias (CERTEAU, 1998), e assim constrói essa cidade a partir de movimento (AGIER, 2015). Foram usadas como recorte nessa investigação, produções audiovisuais que participaram da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, no decênio de 2011 a 2021. A partir desse recorte, foram selecionados filmes que tratam de experiências citadinas na cidade de Maceió em um primeiro plano. Assim, foram construídas analises fílmicas de três curtas-metragens documentais: Visões das Grotas (2020), Imaginários Urbanos (2017), Minha Palavra é a Cidade (2016), e a partir das análises fílmicas feitas por uma etnografia de tela, os eixos temáticos conceituais foram trabalhados dentro das construções que estão sendo feitas sobre Maceió a partir da imagética dos filmes alagoanos.