O INSTAGRAM COMO CAMPO ETNOGRÁFICO DIGITAL: compreendendo as associações dos atores-rede a partir dos
perfis dos Influenciadores Digitais @endymesquita & @gugashow_.
Etnografia Digital; Influenciadores Digitais; Ator-Rede; Instagram.
Esta dissertação propõe realizar uma Etnografia Digital buscando compreender as associações entre o Instagram como actante e Influenciadores Digitais como atores-rede mediadas por híbridos. O Instagram é uma rede social on-line que promove diferentes fluxos, experiências e interações em seu ambiente virtual, assemelhando-se a um espaço citadino (GOMES e LEITÃO, 2017). Sendo um aspecto marcante no Instagram, a presença dos Influenciadores Digitais mobilizando transformações nos modos de sociabilidades e compreensão do coletivo na Cultura Digital a partir das redes sociotécnicas. Me interessou identificar aspectos relativos as interações que são produzidas por associações a fim de compreender a construção da teoria ator-rede neste campo com a hipótese central de que os seres para existirem precisam passar por outros, inclusive por não humanos, agindo e fazendo agir para o curso das transformações. O recorte escolhido para este campo foram os perfis dos influenciadores digitais Endy Mesquita Félix Moura (@endymesquita) e Gustavo Moura (@gugashow_), a partir de abordagens perambulações, observação participante, com estes dois interlocutores pude apreender tais experiências etnográficas.