PPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Téléphone/Extension: (82) 32141792

Banca de DEFESA: JOCEMIRLLA MARTA CORREIA DA SILVA

DISCENTE : JOCEMIRLLA MARTA CORREIA DA SILVA
DATA : 04/04/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Farmacêuticas

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOESTRUTURAS DE IMIDAZOLATOS ZEOLÍTICOS (ZIF-8) ) COM DAP

Dapsona, ZIF-8, MOFS, Sistema de liberação controlada, Hanseníase.

A hanseníase é uma doença endêmica em alguns países, incluindo o Brasil. O tratamento atual, a poliquimioterapia, pode ser complexo e causar efeitos adversos. A nanotecnologia surge como uma alternativa para melhorar a biodisponibilidade de medicamentos pouco solúveis, como a dapsona, usada no tratamento da hanseníase. As estruturas metal-orgânicas, especialmente a ZIF-8, são promissoras para a administração e liberação controlada de medicamentos. O objetivo do trabalho foi desenvolver um sistema nanoestruturado baseado em ZIF-8 para carregar a dapsona. A estrutura de imidazolato zeolítico (ZIF-8) foi sintetizada à temperatura ambiente em meio aquoso. A DAP foi carregada in situ nas nanopartículas de ZIF-8 durante a síntese. Tanto o ZIF-8 quanto o DAP@ZIF-8 foram caracterizados usando várias ferramentas de caracterização. A integridade estrutural e a pureza de fase das nanopartículas DAP@ZIF-8 foram obtidas através do padrão de difração de raios X correspondente à ZIF-8. Micrografias MET de ZIF-8 puro mostraram nanocristais hexagonais bem desenvolvidas e distribuição uniforme. O encapsulamento de DAP em ZIF-8 resultou em uma diminuição no tamanho médio da partícula e de seu potencial zeta, preservando a morfologia hexagonal. O encapsulamento de DAP foi confirmado por estudos de espectroscopia UV-Visível e FTIR. indicando assim o potencial do ZIF-8 para ser usado como carreador para entrega controlada de DAP. No entanto faz-se necessária mais investigações para aprimoramento de futuras aplicações utilizando tal sistema.

Presidente - 3283114 - LUISE LOPES CHAVES
Interno(a) - 1527220 - CAMILA BRAGA DORNELAS
Interno(a) - 1553302 - IRINALDO DINIZ BASILIO JUNIOR
Externo(a) à Instituição - AMANDA DAMASCENO LEÃO