MATRÍCULA REMOTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: DIAGNÓSTICO DE IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO COMO SUBSÍDIO PARA ELABORAÇÃO DE UM MANUAL ELETRÔNICO.
Administração Pública. Universidade Pública Federal. Governança pública. Manual de procedimentos.
A Administração Pública para melhor atender as necessidades da sociedade busca por ações e
soluções eficazes para oferecer serviços de qualidade e de interesse de todos os cidadãos. As
Universidades Públicas Federais por pertencerem ao conjunto dos órgãos da Administração
Pública seguem a mesma lógica ao incrementarem novas práticas e ferramentas que
contribuem com a melhoria de seus resultados institucionais. Com isso, para orientar boas
práticas de governança o governo federal em novembro de 2017 determinou, através do
decreto nº 9.203/2017, a política de governança a ser adotada por toda Administração Pública
Federal direta, autárquica e fundacional. A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver
um manual eletrônico com instruções sobre as etapas de realização da Matrícula Remota para
auxiliar os estudantes e servidores da Universidade Federal de Alagoas, baseando-se nos
princípios, diretrizes e mecanismos de governança estabelecidos pelo decreto nº 9.203/2017.
Para isso, inicialmente, realizou-se entrevistas preliminares com servidores envolvidos na
execução do processo de matrícula para entendimento das questões relativas às mudanças
ocorridas, além da análise de documentos como editais de matrícula, regimento e instruções
normativas. A partir desse ponto, serão realizados mapeamento e descrição do processo para
possibilitar a realização do diagnóstico de implantação da matrícula remota que contribuirá
para o desenvolvimento do manual eletrônico que poderá auxiliar estudantes e servidores
durante a realização do processo de matrícula, bem como fortalecer um canal de comunicação
que reforce os serviços ofertados e atenda as demandas de toda comunidade acadêmica.