A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEO EM AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Este projeto de pesquisa oferece um conceito para o fenômeno da gamificação e analisa algumas formas de inserção da didática gamificada em ambientes educacionais como alternativa aos modelos tradicionais de ensino e aprendizagem, como aulas meramente expositivas, por exemplo. Atualmente a inserção de elementos advindos dos jogos é objeto de estudo de diversos segmentos desde o meio empresarial ao educacional e vem demonstrando-se uma grande aliada na melhoria dos processos envolvidos em todos os setores como engajamento, rendimento e motivação daqueles que estão submetidos à esse fenômeno. O presente estudo tem como objetivo utilizar a gamificação como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem contemporâneo em aulas de biologia do ensino médio. A partir disso o presente trabalho busca, de forma qualitativa, experimentar meios educacionais gamificados dentro do contexto escolar como forma de aumentar rendimento dos estudantes em aulas de biologia no ensino médio. Espera-se que ao final do projeto haja um impacto direto sobre o rendimento do público alvo dessa pesquisa (estudantes), no que diz respeito ao engajamento, motivação, cooperação e consequentemente nas notas obtidas a cada bimestre.
gamificação, jogos, aprendizagem, rendimento, motivação, ambientes escolares