JORNAL ESCOLAR PARA O CONHECIMENTO DOS PROCESSOS EVOLUTIVOS POR ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO
O ensino de Biologia acontece por meio de metodologias tradicionais que não favorecem a contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula e causa desinteresse nos estudantes. Temas voltados à Evolução podem promover a integração e a compreensão dos assuntos vistos. Faz-se necessário tratar esses temas de modo instigante e contínuo, o que sugere o uso de metodologias diferenciadas. Assim, este trabalho propõe analisar como a construção de um jornal escolar pode ser utilizada como ferramenta de divulgação de conhecimentos voltados à evolução no ensino médio. O público-alvo são estudantes do segundo ano do nível médio. A metodologia empregada terá início com uma palestra promovida por um jornalista. Constarão no jornal novidades científicas sobre Evolução que tenham relação direta com os conteúdos estudados no bimestre e/ou temas de maior dificuldade. Em seguida, os alunos formarão grupos para desenvolver diferentes atividades relacionadas à confecção e divulgação do jornal. Serão disponibilizadas a cada bimestre uma versão digital e duas impressas da atual edição do jornal. Para obter dados referentes à eficácia do jornal escolar, serão aplicados questionários pré e pós teste aos participantes. Posteriormente, os dados obtidos serão analisados e comparados
Adaptação. Ensino de Biologia. Jornal didático. Mídias científicas