Banca de DEFESA: LUCINÉIA VIEIRA DA SILVA

DISCENTE : LUCINÉIA VIEIRA DA SILVA
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Sala 20 (PROFBIO) - ICBS

“Microrganismos que nos cercam”: Rotação por Estações de Aprendizagem em turma do Ensino Médio

Biologia, microrganismos, metodologia ativa, rotação por estações, aprendizagem.

A microbiologia é a área da ciência que visa compreender os seres microscópicos e sua relevância para a Biosfera, incluem eucariontes, como algas, fungos e protozoários; procariontes, como as bactérias e arqueias; ou acelulares, como vírus, viroides e príons. No cenário atual, o ensino mecanicista, aliado à ausência de material pedagógico nas escolas e a falta de ofertas de cursos de formação continuada com uso de metodologias ativas, torna o conteúdo de microbiologia superficial com passividade dos alunos do ensino básico. Considerando que o ensino de Biologia no Ensino Médio é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual estimula a aplicação da valorização do protagonismo do aluno em solução de problemas do cotidiano, o objetivo deste projeto foi utilizar metodologia ativa do tipo rotação por estação para ensino e aprendizagem de microbiologia com o tema “Microrganismos que nos cercam” numa turma de 30 alunos da 2o série do Ensino Médio,na Escola Estadual Graciliano Ramos, localizada em Palmeira dos Índios, Alagoas. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que promoveu a discussão do conhecimento científico e do ensino por investigação, a fim de reconhecer a existência desses seres organismos, utilizarem ferramentas criativas, como vídeos e jogos, bem como desenvolver um circuito para que cada aluno torne-se protagonista de seu aprendizado. Nesse sentido, a rotação por estações foi dividida em cinco estações, denominadas: lúdica, para abordar a temática através de um jogo de tabuleiro e a construção de histórias em quadrinhos; experimental, utilizou coleta e cultivo de amostra para observação e reprodução de modelos didático com massa de modelar para representação visual do conteúdo; curta-metragem, com vídeo e elaboração ordenada e lógica de mapas mentais; criativa, com a produção de protótipos e participação de um jogo de cartas; e tecnologia, com uso de plataformas digitais como Kahoot e Padlet. A avaliação da pesquisa se deu através de uma abordagem qualitativa por meio de observações, questionários e entrevistas e com base em analise de conteúdo de Laurence Bardin (2010), previamente aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas. Os resultados foram positivos, destacando a participação ativa do aluno em todo o momento e professor como um mediador para o ensino de microrganismo no Ensino Médio, ressaltando as expectativas, reflexões e desafios enfrentados.

Externo(a) ao Programa - 1047815 - ALEILSON DA SILVA RODRIGUES - nullPresidente - 3195712 - AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
Interno(a) - 2119250 - MULLER RIBEIRO ANDRADE
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 10:35
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 02/05/2024 14:01