O PROJETO PEIXE BOI COMO TEMA GERADOR PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS JUNTO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Palavras Chave: Meio ambiente, Educação ambiental, Palavra geradora, Ensino investigativo, Protagonismo.
A falta de conhecimento acerca de problemas ambientais, o turismo sem planejamento, a conduta inadequada em momentos de avistagem do peixe-boi-marinho (Trichechus manatus manatus) podem levar a graves consequências para uma espécie que se encontra em risco de extinção. O Projeto Peixe Boi surge como alternativa para monitoramento desses animais assim como o trabalho de preservação, nesse sentido, no ensino formal brasileiro os conteúdos de educação ambiental são trabalhados de forma transversal, buscando o conhecimento para mudanças na interação do homem com o meio ambiente no sentido mais amplo. Nesse processo de letramento científico há uma busca por estratégias que possibilitem êxito no ensino e aprendizagem dos temas ligados a preservação ambiental. As palavras geradoras são apontadas por Paulo Freire como ferramentas na clarificação das ideias, onde o conhecido dos alunos se transforma em diálogos para o conhecimento, a estratégia dialoga com a abordagem do Ensino por Investigação onde a problemática se desdobra em levantamento de hipóteses que serão confrontadas a dados investigados e organizados, para a partir de então o estudante ser conduzido a sistematização e aplicação do conhecimento, durante as etapas do ensino por investigação os estudantes são protagonistas do seu aprendizado. Com essa visão a presente pesquisa pretende discutir: De que maneira a utilização do Projeto Peixe Boi como Tema Gerador para atividades investigativas pode influenciar no letramento científico de estudantes do ensino médio? A relevância desse estudo está no funcionamento para formação inicial e continuada de professores.