MORFOFISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO: PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Palavras-chaves: Aprendizagem significativa – Ensino por investigação – Metodologias alternativas.
Analisando o contexto escolar atual é notável a necessidade de métodos alternativos que considere os conhecimentos prévios dos discentes, fornecendo caminhos para que esses consigam relacionar o conhecimento popular ao conhecimento científico, construindo dessa forma uma aprendizagem significativa. O ensino por investigação, é um método, que possibilita aos alunos a construção ativa e sistêmica no processo de aprendizagem, partindo da perspectiva da alfabetização científica o aluno é estimulado a formular hipótese, sistematizar conceitos e obter soluções. Utilizando esse método o presente trabalho visa a produção de modelos didáticos sobre o sistema nervoso humano dentro de uma proposta investigativa, para isso dividimos a metodologia em etapas: 1) esclarecimento da proposta; 2) divisão dos alunos em grupos; 3) apresentação da situação problema, usando filmes de curta duração; 4) Formulação de questionamentos e hipóteses; 5) Pesquisa para verificar as hipóteses formuladas; 6) Paralelo a pesquisa, produção de modelos didáticos. Foram selecionados para esse projeto os seguintes temas: Neurônio, células da glia, encéfalo, medula espinal e sistema nervoso periférico. Antes de iniciar as atividades será aplicado um questionário de percepção prévia, no fim das mesmas, um pós teste e um teste.