Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA FIRMINO DA SILVA

DISCENTE : MÁRCIA FIRMINO DA SILVA
DATA : 21/06/2021
LOCAL: Online - meet.google.com/wxz-epch-ktd

MORFOFISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO: PRODUÇÃO DE MODELOS  DIDÁTICOS COMO MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE  BIOLOGIA

Palavras-chaves: Aprendizagem significativa – Ensino por investigação – Metodologias alternativas.

Analisando o contexto escolar atual é notável a necessidade de métodos alternativos  que considere os conhecimentos prévios dos discentes, fornecendo caminhos para  que esses consigam relacionar o conhecimento popular ao conhecimento científico,  construindo dessa forma uma aprendizagem significativa. O ensino por  investigação, é um método, que possibilita aos alunos a construção ativa e sistêmica  no processo de aprendizagem, partindo da perspectiva da alfabetização científica o  aluno é estimulado a formular hipótese, sistematizar conceitos e obter soluções.  Utilizando esse método o presente trabalho visa a produção de modelos didáticos  sobre o sistema nervoso humano dentro de uma proposta investigativa, para isso  dividimos a metodologia em etapas: 1) esclarecimento da proposta; 2) divisão dos  alunos em grupos; 3) apresentação da situação problema, usando filmes de curta  duração; 4) Formulação de questionamentos e hipóteses; 5) Pesquisa para verificar  as hipóteses formuladas; 6) Paralelo a pesquisa, produção de modelos didáticos.  Foram selecionados para esse projeto os seguintes temas: Neurônio, células da glia,  encéfalo, medula espinal e sistema nervoso periférico. Antes de iniciar as atividades  será aplicado um questionário de percepção prévia, no fim das mesmas, um pós teste e um teste.

Interno - 1997008 - RODRIGO FREITAS MONTE BISPO
Interno - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Notícia cadastrada em: 17/06/2021 14:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/03/2024 19:58