KIT ARTESANAL DE MICROSCOPIA PARA AULAS DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO
Objetiva-se neste trabalho realizar uma atividade de ensino por investigação que envolve a construção e uso de um kit de microscopia artesanal e de um manual de técnicas de microscopia. A partir do protagonismo dos discentes, espera-se promover um ensino mais efetivo e dinamizado, que melhore o aprendizado em biologia no ensino médio além de gerar um produto didático que pode ser reproduzido em outras instituições de ensino. O estudo terá caráter exploratório-qualitativo e as atividades serão desenvolvidas segundo o modelo de ciclo investigativo proposto por Pedaste et al. (2015) que constará de 5 etapas (Orientação, Contextualização, Investigação, Conclusão e Discussão) a serem desenvolvidas durante as aulas de biologia de uma escola da rede estadual de Alagoas. Inicialmente os alunos responderão a um questionário de conhecimentos prévios sobre biologia celular e microscopia. Em seguida, será realizada a construção e uso do kit de microscopia em um ciclo investigativo. Por último, será respondido um questionário de avaliação das estratégias e recursos didáticos utilizados a fim de ser verificada a aceitação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas neste trabalho. Os dados serão apresentados na forma descritiva por meio de gráficos e tabelas.