APRENDIZAGEM DE KOLB: SEQUÊNCIA DIDÁTICA – SD COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – IST`S DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Infecções Sexualmente Transmissíveis – Sequência Didática – Inventário de Kolb. 1.0 INTRODUÇÃO A sexualidade hum
Atualmente a sexualidade na adolescência tem sido tema de vários estudos, em virtude da vulnerabilidade ligada a este grupo. Um exemplo é a problemática das Doenças Sexualmente Transmissíveis – IST`S, que são uma das patologias mais frequentes no Brasil e no mundo, sendo os jovens os mais atingidos. Assim, pautada no conhecimento científico, a escola tem um papel preponderante no debate dessas questões para formação e sensibilização desses jovens. Nisso, a prática docente precisa diversificar estratégias metodológicas, como a Sequência Didática – SD. Está consiste em um conjunto de atividades, estratégias e intervenções planejadas pelo docente para que o entendimento do conteúdo proposto seja alcançado pelos discentes. E como cada indivíduo aprende de forma específica, a aquisição do conhecimento de cada aluno na SD será relacionada aos estilos de aprendizagem de David Kolb. A presente pesquisa quali-quanti tem como objetivo geral avaliar a aplicação de SD como ferramenta pedagógica na promoção de conhecimentos acerca das IST`s de alunos do Ensino Médio, considerando o Inventário de estilo de aprendizagem de Kolb. A amostra será composta por, em média, 120 alunos de escola pública, em 4 turmas de 1º Ano de Ensino Médio. Em duas turmas, as IST´s serão trabalhadas através de uma SD e, nas demais, por meio de aulas expositivas. Os dados serão coletados a partir da aplicação do Inventário de Kolb, de um questionário com uma questão aberta e um teste com 10 questões de múltipla escolha. Os dados serão analisados e tabulados em planilhas digitais, com aplicação de estatística descritiva.