O LÚDICO COMO UM INSTRUMENTO INTEGRANTE DE ESTRATÉGIAS INVESTIGATIVAS EM AULAS DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Fisiologia vegetal, estratégias investigativas, lúdico, biscuit, história em quadrinhos, jogo.
A ludicidade e autonomia no aprendizado estimula um dos mais fascinantes e desafiadores processos de transformações vivenciadas por discentes na construção dos saberes. Para tanto, implica aos docentes repensar práticas e quebrar rotinas na promoção de um ensino investigativo, principalmente, quando a percepção sobre a Botânica não culmina em um aprendizado formativo contribuindo com a “Cegueira Botânica”. A pesquisa buscou utilizar uma proposta lúdica, dentro de estratégias de ensino investigativo, para que o discente pudesse, por sua própria elaboração, fundamentar a compreensão da forma e função da vascularização em organismos vegetais. O estudo foi conduzida com 23 alunos dos 3º anos da Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcanti em Arapiraca, Al, onde os educandos: 1) Problematizaram e propuseram hipóteses sobre as condições de transporte de água nos vegetais, precipitação e temperatura na Terra; 2) Produziram vídeos caseiros e modelagens vegetais em biscuit, além da criação de história em quadrinhos sobre as relações hídricas como forma de revisão de suas hipóteses; 3) Socializaram o material produzido na problematização, através do bingo passa ou repassa associando aos saberes construído. Foi notório os avanços obtidos em aprendizagem e entusiasmos frente os desafios propostos em cada etapa. Os formulários aplicados com questionários de conhecimentos no início e ao final da pesquisa, permitiram avaliar importância das estratégias oferecidas. Por fim, constatamos que a forma lúdica utilizada em cada etapa, para o estudo da Botânica, promove positivamente momentos favoráveis para obtenção de conhecimento, diversão e motivação na construção do aprendizado com significado.