Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINÉIA VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCINÉIA VIEIRA DA SILVA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Sala 20 - ProfBio

“Microrganismos que nos cercam”: Rotação por Estação de Aprendizagem em turma do Ensino Médio

Biologia, microrganismos, metodologia, ensino médio, aprendizagem.

A microbiologia é a área da ciência que estuda todos os aspectos dos microrganismos, os quais podem ser eucariontes, como algas, fungos e protozoários; procariontes, como as bactérias e arqueias; ou acelulares, como vírus, viroides e príons. Devido à ausência de material pedagógico nas escolas, uma formação inicial defasada e/ou ausência de ofertas de cursos de formação continuada, o conteúdo de microbiologia muitas vezes se apresenta de maneira muito superficial aos alunos do ensino básico. Considerando que o ensino de Biologia no Ensino Médio é norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual estimula a aplicação da valorização do protagonismo do aluno em solução de problemas do cotidiano, o objetivo deste projeto é utilizar metodologia ativa para ensino e aprendizagem de microbiologia com o tema “Microrganismos que nos cercam” numa turma de 2º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Graciliano Ramos, localizada em Palmeira dos Índios, Alagoas. Para isso, será elaborada uma sequência didática no modelo de rotação por estações, promovendo a discussão do conhecimento científico e do ensino por investigação. As estações são denominadas: lúdica, para abordar os fungos através de um jogo de cartas; experimental, para perceber a microbiota procarionte presente em tecidos vivos e matéria inanimada; tecnológica, que trará conteúdo de protozoologia; curta-metragem, com vídeo sobre vírus e elaboração de mapa mental; e estação criativa, que contextualizará microrganismos diversos e onde os alunos deverão construir um protótipo e participar de um jogo de cartas. A avaliação da pesquisa se dará através de uma abordagem qualitativa por meio de observações, questionários e entrevistas previamente aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas. Nessa proposta, a professora será uma facilitadora para o ensino de microrganismo no Ensino Médio, ressaltando as expectativas, reflexões e desafios enfrentados.

Presidente - 3195712 - AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
Interno(a) - 2998692 - LUCAS ANHEZINI DE ARAUJO
Interno(a) - 2119250 - MULLER RIBEIRO ANDRADE
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 08:44