USO DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCs) NO ENSINO DE BOTÂNICA
Plantas, não convencionais, sustentabilidade, abordagem investigativa.
O presente trabalho tem como objetivo principal utilizar o tema “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)” durante as aulas de Biologia, utilizando a abordagem investigativa e verificar tal contribuição no respectivo tema, a fim de incentivar os alunos a buscarem conhecimentos acerca desse tipo de plantas e analisarem quais destas estão presentes no entorno escolar e no das suas comunidades, além da sua divulgação para a comunidade escolar através do produto final, que será a realização de uma feira gastronômica e a produção de um fanzine com as principais receitas utilizadas e criadas por eles utilizando essas plantas encontradas em sua comunidade, despertando mais interesse nas pessoas e incentivando o seu uso para melhoria da qualidade, da acessibilidade e da sustentabilidade da alimentação nessa população. A presente pesquisa tem cunho qualitativo, do tipo exploratória, uma vez que visa à conexão do sujeito estudantil com as Plantas Alimentícias Não Convencionais da região em que vivem, tentando resgatar um meio de produção alimentar mais barato e diversificado. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma nuance indutiva, uma vez que procura incentivar a busca de conhecimento acerca do assunto pelos alunos, em um cenário de uma sociedade em que ocorre uma crescente valorização da agricultura baseada em monocultura e a perda da diversificação da produtividade alimentar e uma consequente queda variedade do cardápio.