Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARIA DE OLIVEIRA
DATA : 20/04/2023
LOCAL: ICBS-UFAL

BIOLOGIA CELULAR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA COM ELABORAÇÃO CHARGES NO ENSINO MÉDIO

Aprendizagem; Citologia; Ensino investigativo; Charge

O Ensino de Ciências atualmente é tido como ferramenta primordial à construção do conhecimento científico. Assim, ensinar Ciências é provocar o aluno, é trazer à tona discussões e reflexões de conceitos essenciais à construção do conhecimento. O ensino por investigação apresenta-se com o intuito de promover um ensino mais dinâmico e efetivo fornecendo caminhos para que o aluno sistematize o conhecimento prévio à novos conceitos possibilitando-o ser protagonista em seu processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, é possível destacar alguns recursos metodológicos. Dentre eles, uma metodologia ativa, como a sequência didática investigativa seguida de produção de charges, podem estimular a aprendizagem e trazer à tona discussões de conceitos essenciais especialmente sobre temas relacionados a biologia celular. O objetivo deste trabalho é utilizar a produção de charges sobre a morfologia e fisiologia da célula eucarionte, numa abordagem investigativa, como uma metodologia que facilite a aprendizagem acerca dos conteúdos de citologia na 1ª Série do Ensino Médio. Para isso propõe a aplicação de uma sequência didática investigativa e contextualização da aprendizagem a partir da produção de charges envolvendo a maquinaria celular, bem como o seu metabolismo. Os resultados serão coletados por meio de aplicação de questionários, relatos sobre cada etapa da sequência didática e registros fotográficos da produção das charges que permitirão concluir se os discentes compreenderam de forma efetiva dos conteúdos.

Presidente - 2998692 - LUCAS ANHEZINI DE ARAUJO
Interno(a) - 1822449 - DALMO ALMEIDA DE AZEVEDO
Interno(a) - 1645285 - DANIELE GONCALVES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 15:56