INTEGRAÇÃO DO SISTEMA NEUROENDÓCRINO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Sistema neuroendócrino; ensino por investigação, sequência didática investigativa (SDI)
O Sistema neuroendócrino é um dos conteúdos da biologia que tem por objetivo estudar os mecanismos de regulação das funções corporais tais como: o crescimento, desenvolvimento, vida sexual e o equilíbrio interno corporal, promovendo a perfeita relação que o individuo tem com o meio em todas as fases de sua vida. Entretanto, o modo subjetivo de transmissão do conhecimento por meio das aulas expositivas e pouco diversificadas, a linguagem científica e a falta de contextualização com o cotidiano do estudante torna o seu aprendizado pouco interessante - para os estudantes do ensino médio - além de ser um desafio pedagógico. Desde a década de 90, com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) vem se falando sobre a importância da autonomia e do protagonismo juvenil na resolução de problemas e, com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) esse protagonismo é ainda mais incentivado buscando alfabetizar cientificamente o indivíduo em formação. O presente estudo tem por objetivo desenvolver e analisar uma sequência didática na abordagem do ensino por investigação envolvendo alunos do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes/Ba no estudo do sistema neuroendócrino. A sequência didática investigativa (SDI) será construída em quatro etapas: 1) exploração do conceito; será o primeiro momento em contato com o tema, sendo apresentado a perguntas norteadoras ;2) investigação do conceito os alunos serão convidados a explorar temas sobre adolescência e a maternidade/paternidade em ambiente escolar; obesidade e diabetes na comunidade escolar e o uso dos anabolizantes entre adolescentes da comunidade escolar.;3) solução de problemas, os estudantes deverão compartilhar com a classe suas descobertas relacionando-as com a pergunta norteadora inicial e 4) avaliação e divulgação dos resultados; em grupos, os estudantes serão orientados a elaborar podcast, vídeos curtos, blogs. Será utilizado recursos lúdicos como jogos e brincadeiras, recursos tecnológicos como computadores, celulares e entrevista as pessoas da comunidade escolar. Serão aplicados questionários aos alunos: um que visa coletar as ideias iniciais sobre a temática e outro que coletará as percepções finais sobre a aplicação da SDI (Sequência didática investigativa). Ao longo de todo o processo de aplicação da SDI, as ações pedagógicas serão avaliadas qualitativamente. Ao final deste projeto, espera-se obter uma SDI publicada em formato de e-book que mobilize as práticas de ensino e aprendizagem no contexto das aulas de Biologia.