Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEMILTON ALBUQUERQUE COSTA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADEMILTON ALBUQUERQUE COSTA JUNIOR
DATA : 25/04/2023
LOCAL: ICBS -Sala 20

AÇÕES INVESTIGATIVAS RELATIVAS AO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Sistema Cardiovascular, Ações investigativas, Ensino

O ensino de Anatomia e Fisiologia Humana tradicionalmente é realizado com aulas expositivas, com a apresentação de esquemas e há, geralmente, a apresentação dos aspectos relacionados aos sistemas do corpo humano, dos principais órgãos que o compõe e da ação de cada um deles, bem como a sua importância. A proposta do presente estudo é apresentar uma proposta didática de ações investigativas relacionadas ao Sistema Cardiovascular. Esse sistema está associado ao comportamento humano como ao uso de drogas lícitas e ilícitas, sedentarismo, alimentação e estresse. No desenvolvimento da proposta os alunos serão protagonistas do processo de ensino e aprendizagem e deverão construir uma pesquisa de diagnóstico a ser respondida pela comunidade escolar, acompanhada de uma atividade de comparação da frequência cardíaca e pressão arterial em diferentes contextos em voluntários alunos e familiares de alunos de outras turmas . Para isso utilizarão ferramentas digitais para análise e coleta de dados a parte de exames médicos de rotina, como o Google Forms, Google planilhas, etc. Os alunos desenvolverão hipóteses relacionando saúde cardiovascular com tabagismo, sedentarismo entre outras, em comparação com os resultados obtidos. O presente estudo deverá mobilizar os estudantes em relação à saúde individual e coletiva, além de despertar para ações investigativas colaborarão de forma significativa no processo ensino aprendizagem.

Presidente - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Interno(a) - 2579081 - DANIEL LEITE GOES GITAI
Interno(a) - 1790572 - REGIANNE UMEKO KAMIYA
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 08:13