MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: THALES ALLAN SANTOS DA CRUZ

DISCENTE : THALES ALLAN SANTOS DA CRUZ
DATA : 16/12/2021
LOCAL: Webconferência

O ENSINO DO PROBLEMA DA RADIAÇÃO DE CORPO NEGRO POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: ANALISE E INSERÇÃO ATRAVÉS DO GOOGLE MEET ALIADO AO PHET SIMULATIONS

Ensino de Física, Problema da Radiação de Corpo Negro, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Esta dissertação propõe aos Professores do Ensino Médio uma forma de trabalhar conceitos relacionados ao Problema da Radiação de Corpo Negro utilizando para isto, salas de Videoconferência, a ferramenta PHET Simulations e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Temos com estes escritos, o propósito de estimular a vontade de aprender Física nos alunos, através do manuseio de recursos digitais e disponíveis na Rede Mundial de Computadores. Como também despertar no Docente de Física a vontade de abordar novos conteúdos, utilizando-se de metodologias inovadoras e recursos didáticos diferenciados que se adequam a situação pandêmica atual ou em quaisquer situações adversas.

Com este fim, foi desenvolvido um produto educacional focado na perspectiva investigativa, destinado para os Professores da educação básica, afim de que munidos com ele, possam assegurar a qualidade e bom desempenho profissional em cenários de ensino remoto, por vezes de difícil ambientação e engajamento por parte dos alunos. O Produto foi aplicado em uma Escola Particular da Capital do Estado de Alagoas, Maceió. Participaram desta pesquisa alunos da terceira série e da segunda série do ensino médio, divididos em: turma teste - selecionamos aleatoriamente três alunos de cada ano para integrar o grupo - e turma controle - que não foi exposta ao produto educacional, somente foram espectadores das aulas convencionais - todos eles com acesso a internet. Na aplicação, o Professor exibiu para os alunos a sequência didática, que está dividida em seis módulos, propondo inicialmente uma discussão sobre conceitos simples de cor dos corpos, além de sugerir aos aprendizes a busca de conceitos mais complexos trazendo-os à baila nos momentos posteriores. Em seguida fez-se necessário o uso de simuladores e programas de construção de gráficos, culminando com a produção de mapas conceituais.

Como veremos a diante, o uso de ferramentas digitais para ensinar o conteúdo de Radiação do Corpo Negro se mostrou uma esplendida alternativa no Processo de ensino-aprendizagem de Física Moderna e Contemporânea.

Externa à Instituição - REGINA SIMPLÍCIO CARVALHO - UFV
Presidente - 2512735 - ELTON MALTA NASCIMENTO
Interna - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Notícia cadastrada em: 12/11/2021 11:19