“AS CONTRIBUIÇÕES DOS CONHECIMENTOS DE NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA.”
Neurociência Cognitiva, Ensino-Aprendizagem, Cérebro, Plasticidade Cerebral.
O presente trabalho propõem realizar uma abordagem teórica sobre uma relação entre a
Neurociência Cognitiva e suas possíveis contribuições como alternativa de repensar as práticas pedagógicas
no processo de ensino-aprendizagem de Química no contexto dos professores do Ensino Médio Regular da
Educação Básica. A proposta é realizar, ao término dessa pesquisa, a elaboração de uma cartilha como uma
ferramenta norteadora formação complementar de professores de Quimica do Ensino Médio com
informações que possibilite ao professor utilizar do conhecimento da Neurociência para o planejamento e
mediação de uma prática docente que incentive a aprendizagem por meio da motivação e possíveis
sugestões de atividades serem aplicadas no planejamento e mediação do professor do Ensino Médio uma
ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, construindo questionamentos que permita ao
professor repensar e reavaliar sua prática docente, criando estabelecendo mecanismos que considerem
fatores externos e estímulos sensoriais como aspectos/condições determinantes capazes de limitar ou
estimular/incentivar o aprendizado dos conteúdos de Química.