Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSYCA VANDERLEI DE ALBUQUERQUE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JESSYCA VANDERLEI DE ALBUQUERQUE SOUZA
DATA: 30/05/2019
LOCAL: UNIDADE EDUCACIONAL DE VIÇOSA

Mensuração da concentração da dimetilarginina simetrica (sdma) e gamaglutamil transferase (ggt) urinário como marcadores precoces de lesão renal em cães em tratamento quimioterápico

Com o objetivo de avaliar a lesão renal em cães com tumor venéreo transmissível (TVT), submetidos ao tratamento quimioterápico com sulfato de vincristina, foram selecionadas oito cadelas, sem raça definida, com idade de 1 ± 6 anos e diagnóstico confirmado através do exame citopatológico, além dos sinais clínicos compatíveis. Foram colhidas amostras de sangue para realização de hemograma, dosagens séricas de ureia, creatinina, alanina aminotransferase (ALT) e fosfatase alcalina (FA); e análise de urina e aferição de GGT urinária. O tratamento foi aplicado na dose de 0,025 mg/kg/IV, a cada sete dias durante quatro semanas, sendo observada a redução gradativa da lesão e da secreção serosanguinolenta a partir do 7º dia. Os pacientes em tratamento quimioterápico apresentaram alterações hematológicas conforme descritas em terapia com sulfato de vincristina. Apesar das concentrações do SDMA ter permanecido dentro dos valores de referencia, a maioria dos animais apresentaram uma elevação no tempo 1 quando comparados ao tempo 0, durante o tratamento quimioterápico, apenas (1/4) apresentou os valores acima do normal. Já com relação a concentração da GGT urinaria normal em todos animais. Conclui-se que a terapia com sulfato de vincristina causa poucas lesões renais, aparentemente sem lesões tubulares significavas, entretanto na aferição do SDMA pode-se verificar uma discreta lesão após 15 dias de tratamento quimioterápico.

PALAVRAS-CHAVE:

GGT urinária, Insuficiência renal, SDMA, tumor venéreo transmissível, vincristina.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Interno(a) - 1640234 - DIOGO RIBEIRO CAMARA
Presidente - 1698460 - MARCIA KIKUYO NOTOMI