PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA FACULDADE DE MEDICINA Téléphone/Extension: (82) 3214-1157

Banca de DEFESA: HUDSON RENAN COSTA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUDSON RENAN COSTA SILVA
DATA : 21/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:

ESCUTA QUALIFICADA COMO INSTRUMENTO DO ACOLHIMENTO NO PROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ESF


PALAVRAS-CHAVES:

Acolhimento; Escuta qualificada; Atenção Primária à Saúde


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O acolhimento é um dos princípios fundamentais da Política Nacional de Atenção Básica, sendo essencial para a qualificação dos serviços de saúde, notadamente na Atenção Primária à Saúde, e tem a Escuta Qualificada como um dos instrumentos para organização dos serviços de atenção básica. Apesar de existirem políticas públicas específicas que recomendam e estimulam a prática do acolhimento nos ambientes de saúde, ainda se observam dificuldades ou insuficiência na sua execução. O presente estudo teve como objetivo geral analisar em conjunto com os profissionais de saúde de uma Unidade Básica de Saúde, que possui equipes de Estratégia de Saúde da Família de um município do Estado de Alagoas, a estratégia de implantação da escuta qualificada, identificando os elementos potencializadores da implantação e as barreiras no seu uso no processo de trabalho. Participaram dessa pesquisa 21 profissionais de saúde pertencentes às 3 Equipes de Saúde da Família que compõem esta Unidade Básica de Saúde. Trata-se, portanto de um estudo qualitativo, executado através de uma pesquisa-ação e utilizou para produção de informações a técnica de oficinas. O estudo observou que grande parte dos profissionais de saúde dessa Unidade Básica de Saúde desconhecem o processo de Escuta Qualificada, confundindo-o muitas vezes com o conceito de acolhimento geral, realizado durante a recepção do usuário ao chegar na Unidade Básica de Saúde. Além disso, foi observado que a resolutividade e a satisfação tanto dos usuários quanto dos profissionais de saúde foram uns dos benefícios que a Escuta Qualificada poderia proporcionar. A inexistência de qualificações profissionais e a motivação do profissional foram identificados como fatores dificultadores para a sua efetivação.  Concluiu-se que a participação democrática de toda a equipe na discussão de temas de interesse comum, tende a melhorar a compreensão coletiva do assunto abordado, estimulando a sua problematização, melhorando a interação entre os profissionais, facilitando, assim, a implementação da mudança desejada.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - AMANDA CAVALCANTE DE MACEDO - UNCISAL
Presidente - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO
Externa ao Programa - 164.103.004-68 - ROSANA QUINTELLA BRANDAO VILELA - UFES
Notícia cadastrada em: 19/10/2021 16:58
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