A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ
Este estudo pretende analisar o uso na prática pedagógica dos dispositivos móveis, celulares e smartphones, na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A questão desse estudo é a seguinte: quais são as contribuições dos dispositivos móveis (celulares e smartphones) na pratica pedagógica do professor do EJAI?Visando identificar as reflexões propostas na prática pedagógica do professor a partir do uso de dispositivos móveis (celulares e smartphones) em contexto intra e extra-escolar na modalidade de EJAI no ensino fundamental II do município de Maceió. Os objetivos específicos: investigar como os dispositivos móveis (celulares e smartphones) são utilizados para o desenvolvimento das atividades dos alunos do EJAI no ensino fundamental II. Elaborar quadro teórico conceitual sobre o uso dos dispositivos móveis em ambientes intra e extra - escolar. Apontar os limites e possibilidades dos dispositivos móveis (celulares e smartphones) como recursos digitais dos professores do EJAI no fundamental II. O uso do celular em sala de aula especialmente no desenrolar do projeto MOBIGRAFIA desenvolvido pela professora que contribuiu para o processo de ensino aprendizagem dos alunos para que enxergassem o mundo que os cerca por outra lente a qual dava abertura para autonomia. O local da pesquisa foi uma escola pública, Escola Municipal de Ensino Nise da Silveira, no bairro Antares, onde participaram 46 sujeitos, 45 alunos e uma professora. A metodologia seguida foi qualitativa na modalidade de estudo de caso em caráter exploratório, por meio de analise do conteúdo que compreendeu, observação não estruturada , diários e campo, questionário e entrevista semi-estruturada com a professora da modalidade de EJAI sobre o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas com o uso de dispositivos moveis (celulares e smartphoenes). O resultante do estudo [...]
EJAI. Dispositivos móveis. Prática pedagógica.