Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLON LUCIO SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MARLON LUCIO SILVA DOS SANTOS
DATA: 15/05/2019
LOCAL: IC

A catarata é uma doença ocular que se trata de qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, ou seja, há a perda de transparência do cristalino, acarretando na diminuição da visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por cerca de 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. A deficiência visual causada pela catarata pode ser revertida com o tratamento cirúrgico, o qual consiste na remoção da lente natural opaca e colocação de uma lente artificial, chamada de lente intraocular. Apesar da cirurgia de catarata ser o procedimento cirúrgico mais realizado na oftalmologia e uma das que mais evoluiu nas últimas décadas, trata-se de um procedimento microscópico de alta complexidade, muito seguro, porém, como qualquer procedimento invasivo, tem os seus riscos associados. A tecnologia atual e a experiência do cirurgião reduzem significativamente esse risco. A evolução conseguida foi tamanha que a cirurgia deixou de ser somente reparativa para ser também refrativa, ou seja, tendo também o objetivo de corrigir o erro refrativo (grau) da paciente. Nesse contexto, uma das questões mais críticas é a escolha da lente ideal para o paciente, pois caso ocorra algum equívoco nessa etapa, pode culminar em uma insatisfação por parte do paciente, no caso se ainda precisar corrigir muito o grau pelo uso de óculos ou até mesmo, em casos mais graves, a necessidade de uma outra cirurgia para que a satisfação seja conseguida. Por se tratar de um procedimento delicado e custoso, a escolha da lente se trata de um tomada de decisão sensível e importante, pois deve-se levar em conta que é uma situação muito complicada para o paciente se submeter a tal procedimento e vir a ter complicações pós cirurgia devido à dificuldade de qualquer reparo posterior no local afetado. Para auxiliar o profissional no momento da escolha da lente adequada, esse estudo propõe a construção de um modelo preditivo que irá sugerir o modelo de lente de mais adequado para cada paciente. O objeto do estudo terá como base um banco de dados contendo aproximadamente cinco mil pacientes que foram submetidos ao procedimento cirúrgico da catarata. Essa base foi construída a partir da coleta de dados dos prontuários pré e pós cirúrgicos de todos os pacientes disponíveis. A base será submetida à uma análise estatística para justificar e confirmar a significância de cada atributo presente na base, viabilizando assim uma seleção de variáveis que serão utilizados como entrada para os algoritmos de aprendizagem. O resultado esperado dessa metodologia consiste em uma modelagem computacional que proporcione a concepção de um modelo preditivo que tenha a capacidade de propor um modelo de lente o mais adequado possível, fazendo com que se eleve a assertividade e a satisfação dos resultados dos procedimentos cirúrgicos praticados atualmente.

PALAVRAS-CHAVE:

Aprendizagem de máquina

Lente intraocular

Catarata

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Presidente - 2351211 - AYDANO PAMPONET MACHADO
Interno(a) - 1698535 - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
Notícia cadastrada em: 23/04/2019 16:35
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 20/04/2024 12:00