Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELDO DA SILVA NEO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GISELDO DA SILVA NEO
DATA: 15/05/2019
LOCAL: Sala 207 bloco 12

TutorChatbotSCRUM: Um Ambiente Inteligente de Aprendizado, com uso de ontologia, para ensino do SCRUM

A ideia de automatizar e dimensionar conversas com chatbots atrai muitas marcas e serviços. Nesse processo, a tecnologia representa um papel importante na definição da roteirização desta iteração, gerando muita expectativa por parte do usuário.  Mas, apesar de bem intecionado, às vezes os chatbots não conseguem entregar experiências de usuário tão simples e eficientes quanto o desejado. O desenvolvimento de software é um processo complexo que envolve muitas variáveis e propenso a diversas falhas, logo o correto uso de metodologias de gestão de projetos, em particular as boas práticas ágeis como SCRUM, podem auxiliar no alcance dos objetivos estabelecidos no planejamento para que os produtos resultantes tenham boa qualidade com custos reduzidos, atingindo assim os objetivos desejados. O SCRUM é uma metodologia ágil para gerência de projetos baseada em ciclos de 30 dias chamados Sprints, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos, estes objetivos são representados no Product Backlog, uma lista de coisas para fazer que é constantemente atualizada e repriorizada.Um Ambiente Inteligente de Aprendizado (do português, Intelligent Learning Environment - ILEs) é um Agente pedagógico que auxilia o estudante no processo de ensino/aprendizagem, observando as ações do usuário e interagindo com o mesmo, caracterizando-se como um tutor de conteúdo ou estratégias mais adaptadas ao perfil do usuário. A grande maioria dos Chatbots não é realmente inteligente, eles são construídos com base em uma lógica de árvore de decisão, em que a resposta dada pelo bot depende de palavras específicas identificadas na entrada do usuário. Exemplo: SE a entrada do usuário contém 'compra' ou 'shop' ENTÃO envie mensagem com lista de produto. Anualmente existe um relatório que é publicado na internet pela organização Standish Group International, chamado de o Chaos Report, que consolida os dados de projetos de tecnologia de diversas empresas em vários países. Em 2015, somente 29% dos projetos foram classificados como projetos de sucesso. Isto quer dizer que a grande maioria dos projetos não alcançou o término dentro do prazo e do custo orçados no planejamento. O TutorChatbotSCRUM é um Ambiente Inteligente de Aprendizado, com uso de ontologia, para ensino do SCRUM com o objetivo de melhorar a retenção do conteúdo dos estudantes utilizando técnicas de inteligência artificial, tratando de maneira personalizada e contextualizada cada estudante durante o processo de aprendizado; interagindo e procurando mantê-lo motivado neste processo com o uso de um chatbot; fornecendo um processo de aquisição de conhecimento mais personalizado do domínio do SCRUM deixando os estudantes motivados e perseverantes no estudo; facilitando a interação estudante-ambiente; apresentando informações ao estudante tais como o progresso do aprendizado, textos explicativos e de questionamento; incentivando o estudante a articular e a refletir sobre as suas ações passadas; discutindo suas intenções futuras, suas consequências, melhorando assim o aprendizado; fazendo o uso de gestos, olhares e movimentos para aumentar a interação com o estudante (personagens animados); e promovendo uma melhor qualidade no tratamento dos conteúdos através do acompanhamento dos estudantes de forma individualizada propondo uma visão mais prática e interativa no domínio do SCRUM. Para a avaliação será utilizado o modelo de aceitação de tecnologia ou Technology Acceptance Model (TAM), que é uma teoria de sistemas de informação que modela como os usuários aceitam e usam uma tecnologia, e será utilizado com os usuários para avaliação do Agente Inteligente.

PALAVRAS-CHAVE:

SCRUM, chatbot, inteligênica artificial, ontologia

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Interno(a) - 2309422 - ARTURO HERNANDEZ DOMINGUEZ
Interno(a) - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Notícia cadastrada em: 23/04/2019 16:56
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 29/03/2024 12:05