Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁSSIO JÚNIO FERREIRA DA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CÁSSIO JÚNIO FERREIRA DA SILVA
DATA: 31/05/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
TÍTULO:

“A LUTA POR TERRA NÃO TRAZ DIÁRIAS, SOMENTE PERSEGUIÇÃO”: POLÍTICA, CONFLITOS E RETOMADAS XUKURU-KARIRI EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL. 


RESUMO:

O material que apresento para o exame de qualificação consiste em uma exposição inicial dos dados sobre as ‘retomadas’ em Palmeira dos Índios. A retomada pode ser abordada como uma estratégia que passou a ser usada pelo povo Xukuru-Kariri a partir do final da década de 70 do século passado e que objetivam pressionar o Estado a realizar a regularização de um território reivindicado como indígena. Os dados estão provisoriamente sistematizados e apresento a um esboço da estrutura da dissertação composta por três capítulos. Na introdução, em um primeiro momento, apresento o tema e os objetivos da pesquisa e, em seguida, apresento a aproximação com algumas noções teóricas que permitem compreender o território. Finalizo a introdução com algumas reflexões sobre ética e tutela. Apresento ainda uma breve introdução do que pretendo desenvolver no primeiro e terceiro capitulo e um segundo capítulo já desenvolvido onde faço um histórico das retomadas realizadas em Palmeira dos Índios e que já foram finalizadas tendo, em alguns casos, ocorrido a regularização da área e em outros a reintegração de posse ao posseiro. O objetivo desse capítulo foi apresentar uma contextualização história do cenário que evolveu vários agentes e agências políticas e que possibilitou a abertura do caminho para se pensar as retomadas. 


PALAVRAS-CHAVE:

POLÍTICA; CONFLITOS; RETOMADAS XUKURU-KARIRI; PALMEIRA DOS ÍNDIOS. 


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ALEXANDRA BARBOSA DA SILVA - UFPB
Presidente - 1992985 - CLAUDIA MURA
Interno(a) - 2247091 - RAFAEL DE OLIVEIRA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 10/05/2019 13:08
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/03/2024 06:48