Banca de DEFESA: JOÃO PAULO DA SILVA MOURA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOÃO PAULO DA SILVA MOURA
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Sala 17 do ICBS

Zoologia dos Vertebrados: Um Aspecto da Educação Ambiental.

Há necessidade crescente de se trabalhar cientificamente o conhecimento que está presente na vida de cada um de nós, principalmente nos alunos das escolas públicas do Brasil. O Ensino de Biologia tem o papel de deixar de ser apenas mera transmissão de conhecimentos e levar a construção do intelecto e do pensamento criativo dos alunos. A ciência tem o papel de desenvolver o conhecimento para a vida. Nesse sentido, o ensino de Zoologia passa por diversos problemas. O presente projeto de pesquisa busca responder a questão: Como trabalhar de forma pertinente os conteúdos de Zoologia, especificamente a Zoologia dos Vertebrados no Ensino Médio, usando ferramentas pedagógicas atuais, como as lúdicas, partindo da vivência e da realidade local dos estudantes e pautada na Educação Ambiental? Este projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar problemas relacionados ao Ensino de Zoologia dos Vertebrados no Ensino Médio, para propor o uso de metodologias didático-pedagógicas que visem uma melhor forma para o ensino destes conhecimentos dentro da disciplina Biologia. O público-alvo será de alunos do 2º ano do Ensino Médio, com faixa etária entre 14 e 17 anos, de uma escola pública da cidade de Paulo Afonso, no interior da Bahia, além de dez professores de Biologia de escolas públicas dessa mesma cidade. A investigação científica fará uso de estratégias didático-pedagógicas lúdicas, vivência dos estudantes e professores, conhecimentos da fauna local e conhecimentos de Educação Ambiental, tratando-se de uma pesquisa descritiva, com caráter qualitativo e que priorizará a pesquisa-ação, com coleta de dados através da aplicação de questionários e análise de conteúdo. Pretende-se trabalhar com uma turma controle e uma turma de experimentação, com relação aos alunos, em que o grupo controle participará de aulas tradicionais sobre a temática, enquanto o grupo de experimentação passará por atividades facilitadoras do processo ensino-aprendizagem e também trabalhará com o produto educacional. A contribuição desta pesquisa levará a construção de um produto educacional com metodologias exitosas de ensino da Zoologia dos Vertebrados, compiladas em forma de material textual, adaptadas para a sala de aula. Espera-se que favoreça atividades que coloquem o aluno como agente do seu próprio conhecimento e melhore o ensino desse tema, à luz da Educação Ambiental.

PALAVRAS-CHAVE:

Metodologias didático-pedagógicas; Aprendizagem Significativa; Transdisciplinaridade.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 2568449 - JORGE LUIZ LOPES DA SILVA